Portal NOticias de Uruçui

Clinica ISO topo
Conduzido ao centro de zoonose

ALERTA. Macaco é encontrado morto próximo a cidade do Piauí

Publicada em 25 de Janeiro de 2018 às 20h37


Um macaco foi encontrado morto nesta quinta-feira (25) na Zona Rural do município de Altos, a 40 km de Teresina. O Centro de Zoonoses foi acionado e recolheu o cadáver do animal para realizar testes para febre amarela e raiva. O procedimento é de praxe mesmo que o local onde o primata tenha sido encontrado não pertença a uma área endêmica para a transmissão da infecção viral.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

?É um sistema de vigilância que nós temos. Todo caso de primata que aparece morto fazemos o teste tanto para raiva quanto para febre amarela. Esse macaco chegou a ser tirado do local onde morreu e trazido para Teresina, mas conseguimos recolhê-lo?, explicou a gerente do Centro Zoonoses, Oriana Bezerra.

Segundo Oriana Bezerra, o primata já está no Centro de Zoonoses e será submetido a testes esta semana. ?Vamos fazer a coleta do material e encaminhar para realização dos exames. Esse é um procedimento adotado em todos os casos?, afirmou.

Conforme a gerente, até o momento não foi registrado nenhum caso de primata com febre amarela no Piauí.

Alerta para mais de 50 cidades
De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), mais de 50 cidades precisam ficar alertas na prevenção da doença. Por conta disso, a Sesapi emitiu uma nota técnica.


Com informações do G1/PI
Tags: Macaco - zoonose

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade