Portal NOticias de Uruçui

Jardins de Manuella
Ela quer fim da superlotação

Ana Paula toma posse como Secretária de Justiça e fala dos desafios

Publicada em 09 de Abril de 2014 às 22h53


Ana Paula toma posse como Secretária Ana Paula toma posse como Secretária Ex-prefeita do município de Sebastião Leal, deputada mais votada em Uruçuí e cunhada da Prefeita Renata Coelho (PMDB), Ana Paula Mendes Araújo foi empossada como nova secretária de Justiça do Estado em solenidade na manhã desta quarta-feira (09/04) no Palácio de Karnak. A secretária mencionou o desafio e a honra de assumir uma pasta tão importante na administração, prometendo fazer o máximo nos nove meses que estará como gestora, e assume que terá muito trabalho pela frente.

» Siga-nos no Twitter
A indicação para a pasta foi para Ana Paula algo inesperado, mas que ela recebe com otimismo e vontade de realizar projetos. ?Realmente foi uma grade surpresa, mas fiquei feliz nessa missão confiada pelo governador Zé Filho. Realmente é um grande desafio, por ser mulher, então fiquei feliz. Agora é trabalhar que realmente a mulher é capaz, que nós somos forte, temos pulso forte, e que podemos ocupar qualquer secretaria?, disse ao 180graus.

MULHER EM LUGAR ESTRATÉGICO
Como mulher, a secretária menciona o papel de estar entre as poucas representantes na equipe de Zé Filho. ?São poucas mulheres mais em lugares estratégicos. Logo na secretaria de justiça, onde creio que poucas mulheres estiveram à frente aqui no estado. E ele [governador] confiou?.

APOIO DOS SERVIDORES
Ainda conhecendo a pasta, a secretária diz que foi bem recebida pela equipe, e está confiante com o apoio dos profissionais da pasta. ?Ontem fui fazer uma breve visita na secretaria, de puder contar com os funcionários, da alegria, de ouvir palavras amigas dos agentes. Estão cheios de esperança com essa mudança, e estou feliz porque sei que vou poder contar com a ajuda deles. São eles que sabem da realidade, que estão no dia a dia convivendo com os problemas, que entendem mais do que ninguém os problemas que precisam ser resolvidos. Fico feliz e vou me dedicar?, comemora.

?São apenas nove meses, mas serão meses de muita dedicação e muito trabalho?, completa Ana Paula, lembrando que o pouco tempo não é desculpa para ?pouco trabalho?.

SECRETÁRIA QUER RESOLVER SUPERLOTAÇÃO
Nesta semana, a secretaria abriu a licitação de R$ 14 milhões a serem investidos na cadeia pública de Altos, mas a secretária reconhece que pouco se informou sobre o processo, mas admite que a superlotação nos presídios do Piauí é um dos calos que a secretaria precisa retirar. ?As pessoas que faziam parte da pasta, não me repassaram tudo sobre a licitação. Algumas coisas já estamos buscando saber. Mas a necessidade de novos presídios é eminente, a superlotação é clara, não é segredo que nossas cadeias abrigam mais presos do que a capacidade. E entendemos que a superlotação acarreta muitos outros problemas, e por isso, precisamos de novos presídios urgentemente?, diz.


TRABALHO SOCIAL COM PRESOS
Além do aumento de vagas no sistema prisional, outro ponto forte a ser trabalhado por Ana Paula será o trabalho social com os presos. ?Precisando investir em ressocialização, acredito que seja um dos melhores programas a serem trabalhados na secretaria e será uma das metas da minha gestão. Não podemos continuar como estamos. Quem está pagando lá dentro pelo que fez, precisa que, ao sair, tenha oportunidade de se reinserir no mercado de trabalho, para não voltar a ser o criminoso de antes. Eles precisam de uma nova oportunidade. E por isso, precisamos pensar bem em um projeto de ressocialização?, ressalta.

SINDICATO APOIA SECRETÁRIA
Ao final da solenidade, a deputada recebeu o apoio dos agentes penitenciários do estado. O vice-presidente do Sinpoljuspi, Wellington Rodrigues, afirmou que o contentamento da categoria é visível, e deposita na nova secretaria a esperança de melhorias. ?Expectativa é boa, tanto pela presença dos colegas aqui na posse. A ansiedade de mudança era grande, não aguentávamos mais a repressão no sistema penitenciário, e estávamos chegando ao limite. Neste momento o governador atende um pleito da categoria. Pra nós, começa agora um novo momento, de mudança. A secretaria fez um compromisso conosco, de atender os pleitos da categoria?.

Wellinton Rodrigues sustenta que a categoria esta de portas abertas para a nova gestora. ?O que nós queremos é que o sistema ande bem, e para isso é preciso cuidar do todo, incluindo os agentes e os presos, e esse foi o compromisso que ela fez. E estamos aqui para dar apoio, porque o sindicato joga pedra na hora que precisa jogar, mas abre os braços e também se dedica para ajudar e trabalhar na melhoria do sistema penitenciário?.

PREFEITA DESTACA AÇÕES DE ANA PAULA
A prefeita de Uruçuí, Renata Coelho, esteve na solenidade e mencionou o apoio da deputada em obras importantes na região sul do Estado. ?Foi um apoio importante para a nossa gestão, com o apoio da Ana Paula recebemos muitas obras do ex-governador Wilson Martins. Seu trabalho foi importante não só em infraestrutura, mas no apoio à saúde e educação do município?, disse.


HISTÓRIA POLÍTICA DE ANA PAULA
Ana Paula assumiu como prefeita de Sebastião Leal aos 27 anos, onde permaneceu por dois mandatos consecutivos. O cargo lhe rendeu o Título de Melhor Administradora da Região Nordeste em 1998. Ao sair da prefeitura, veio para a capital trabalhar com o irmão, no gabinete do ex-deputado Chico Filho. Aí então se candidatou a deputada, elegendo-se com quase 30 mil votos em 2006. Na Alepi, foi Comissão dos Direitos Humanos; presidente da Comissão dos Direitos da Mulher em 2009-2010 e Presidente Estadual do PMDB MULHER. Hoje Ana Paula é casada com o advogado José de Ribamar Noleto de Santana, conhecido como Dr. Santana. Na secretaria de Justiça, ela terá como seu braço direito o ex-secretário de Segurança do Estado, Raimundo Leite.


VEJA MAIS FOTOS:



Tags: Ana Paula - Justiça

Fonte: 180graus  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade