Portal NOticias de Uruçui

Faça seu banner com a gente
Era ursa mais triste do mundo

Após chegar do Piauí, ursa brinca em santuário em São Paulo

Publicada em 25 de Setembro de 2018 às 21h48


Um vídeo mostra a ursa Rowena ? que ficou conhecida como ?a ursa mais triste do mundo? durante a campanha para transferência do animal ? brincando no santuário de animais em Joanópolis (SP). Ela foi trazida do Piauí e chegou ao novo abrigo na madrugada de sábado (22). A gravação mostra ela brincando com uma bola de pilates.

» Siga-nos no Twitter
De acordo com o diretor do santuário, Marcos Pompeu, a ursa tem reagido bem à adaptação ao novo espaço. ?O que percebemos é que por causa do clima ameno ela está muito relaxada, dormindo bastante. Partiu dela o interesse por esse brinquedo que aparece no vídeo?, disse.

O diretor conta que um dos pontos favoritos da ursa na 'nova casa' é a cama, feita com base de madeira e forrada com feno. ?Ela adora cama de feno. Ela puxa com a pata e arruma para dormir? explicou.

Rowena, que no antigo endereço se chamava Marsha, está em um recinto de 600 m² com piscina e caverna até a construção de um local definitivo. O diretor explica que ela foi rebatizada para marcar o começo de uma nova vida. Ele ainda conta que identificou dificuldade de visão e de locomoção naturais para a idade da ursa, que é considerada idosa.

?Um exame constatou que ela está com infestação de verminose grande. Vamos avaliar como fazer o tratamento da melhor forma?, disse.

Transferência
O transporte foi f em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e a ursa foi levada dentro de uma cabine climatizada especial. A ursa fez a viagem acordada e sem uso de sedativos.

O caso da ursa ganhou repercussão em novembro do ano passado, quando uma petição online pedia a transferência dela, alegando que a permanência do animal no Piauí seria prejudicial à saúde devido às altas temperaturas. O movimento ganhou adesão de artistas e ativistas da causa animal.

Histórico
A ursa viveu 25 anos no circo e há sete anos foi resgatada com mais três ursos, que viveram no zoológico até morrer. Ela foi apreendida em Caxias, no Maranhão, e doada ao parque de Teresina pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No local, ela comia diariamente 15 quilos de frutas e verduras e três vezes por semana era alimentada com carne. Durante o período em que viveu no circo, a ursa foi acostumada a se alimentar de ração de cachorro. O alimento era usado por veterinários para poder atrair ela de um recinto para outro.


Com informações do G1
Tags: ursa - santuário

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade