Portal NOticias de Uruçui

Junior Coelho fica até o fim

B. LEITE. Justiça concede ao prefeito Junior Coelho o direito de permanecer no cargo

Publicada em 15 de Julho de 2011 às 13h58


Junior Coelho fica até o fim Junior Coelho fica até o fim O Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu, nesta quarta-feira, 13, manter no cargo o prefeito do município de Benedito Leite, Raimundo Coelho Júnior, até o trânsito em julgado (quando não cabe mais recurso) de decisão da 1ª Câmara Criminal do TJMA. A sentença da câmara havia condenado o gestor municipal a 3 anos de detenção, pena substituída por prestação de serviços, além da perda da função pública e ressarcimento de despesas realizadas consideradas ilegais.

Por maioria de votos, o plenário do Tribunal concedeu mandado de segurança ao prefeito, nos termos do voto do relator, José Luiz Almeida. O desembargador disse que a perda do cargo é pena acessória e considera pacífico o entendimento segundo o qual tanto esse tipo de pena quanto as principais condicionam-se à existência de decisão condenatória transitado em julgado.

O relator citou normas da Constituição Federal e da Lei de Improbidade para justificar seu voto. Ele já havia concedido liminar ao pedido de anulação ou suspensão de ofícios enviados à Câmara Municipal de Benedito Leite e ao Ministério Público, que determinavam o cumprimento da decisão.


DENÚNCIA ? A denúncia inicial do Ministério Público estadual narra que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) detectou várias irregularidades nas contas da prefeitura no ano de 1996 - gestão anterior de Raimundo Coelho Júnior. Informa que o prefeito realizou despesas no valor de R$ 196.153,39 sem a licitação necessária.

Decisão unânime da câmara criminal declarou extinta a punibilidade do réu quanto a crime de responsabilidade que lhe foi atribuído pelo MPE, mas condenou o prefeito quanto ao artigo 89 da Lei nº. 8.666/93, que considera crime dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

Tags: Junior Coelho - permanecer no cargo

Fonte: Paulo Lafene/Assessoria de Comunicação do TJMA  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade