Portal NOticias de Uruçui

Jardins de Manuella
Abandonando o Vaticano

Bento 16 se despede de cardeais e promete obediência ao futuro papa

Publicada em 28 de Fevereiro de 2013 às 13h01


Bento 16 ofereceu ao futuro papa sua "incondicional obediência" ao se despedir nesta quinta-feira (28) no Vaticano dos cardeais em seu último dia como pontífice.

» Siga-nos no Twitter
"A partir de hoje, prometo ao futuro papa minha incondicional reverência e obediência", disse Bento 16, primeiro papa a renunciar ao seu pontificado em sete séculos.

? Continuarei próximo a vocês em orações, especialmente nos próximos dias [...] quando vão eleger o próximo papa.

"Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou o papa após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor.

Às cinco da tarde de hoje os sinos de Roma anunciarão, todos ao mesmo tempo, que Bento 16 está abandonando o Vaticano. Em seguida, ele deve embarcar em um helicóptero em direção a Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas.

Em Castel Gandolfo, Bento 16 fará uma última saudação aos fiéis a partir de uma janela antes de deixar oficialmente o posto, às 20h (16h de Brasília).

Após a renúncia, Bento 16 se dedicará a uma "vida de preces" e deve permanecer afastado da vida pública.
O papa ficará em retiro em Castel Gandolfo até que um sucessor seja nomeado. Depois, ele ficará recluso em Mater Ecclesiae, um monastério do Vaticano. O local costumava ser a casa de um jardineiro.

? É apenas uma pequena casa. O que eles adicionaram foi uma biblioteca e uma nova capela.

Na última terça-feira (26), o Vaticano declarou que Joseph Ratzinger terá o título de "papa emérito", poderá ser tratado como "Sua Santidade" e irá vestir uma bata branca simples. Além disso, no lugar de seu calçado vermelho, Bento 16 usará um sapato marrom adquirido em uma viagem feita ao México no ano passado.

Novo papa

O sucessor de Bento 16 será escolhido em um conclave formado por 117 cardeais de todas as regiões do mundo. A grande maioria dos religiosos que participarão do conclave é da Europa ? sendo que a Itália tem o maior número de cardeais.

O papa Bento 16 nomeou 67 cardeais, e João Paulo 2º, seu antecessor, designou 50. Os religiosos devem ter menos de 80 anos para participar do conclave e a média de idade é de 72 anos.

O Vaticano parece ter a intenção de que um novo papa esteja eleito até meados de março e empossado antes do Domingo de Ramos, em 24 de março, de modo a poder comandar as cerimônias que antecedem à Páscoa.

Por uma regra definida em 1996 por João Paulo 2º, o conclave deveria começar pelo menos 15 dias depois da vacância do trono pontifício, mas Bento 16 alterou essa norma para que as reuniões prévias ao conclave possam começar já em 1º de março, dia seguinte à renúncia. Caberá, então, aos participantes desses encontros definirem a data de início da eleição.

Tags: Bento 16 - futuro papa

Fonte: R7  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade