Portal NOticias de Uruçui

Clinica ISO topo
Paciente levados em Fiat Uno

Cidade de Bertolínia não possui ambulâncias e foi entregue ao esquecimento

Publicada em 23 de Janeiro de 2013 às 16h33


Paciente levados em Fiat Uno Paciente levados em Fiat Uno O município de Bertolínia, 491km de Teresina, encontra-se num verdadeiro estado de calamidade pública. Uma equipe do Portal 180graus que está na região Sul fazendo reportagens especiais sobre a situação das cidades também visitou Bertolínia e constatou que o prefeito Luciano (PT), que acabou de assumir a administração, terá um grande desafio pela frente, tendo em vista o descaso do ex-gestor.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

Só para ter noção da grandiosidade dos problemas, o município sequer possui ambulância. ?Bertolínia possuía duas ambulâncias, mas uma ficou deteriorada, a outra foi devolvida para o Governo do estado porque a administração anterior alegou que não tinha como mantê-la. Aqui é centro dos Cerrados e não dispomos de ambulâncias, transportamos os pacientes num Fiat Uno.
Ambulâncias foram entregues para cidades que já possuem, menos pra cá?,
disse o prefeito Luciano.

O município possui Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas este não autorizado para fazer transferência para outros municípios. ?Eu queria muito adquirir um veículo desses com recursos próprios, mas não é possível, a administração anterior aumentou a folha em 25%, não sobra nenhum centavo?, afirma.
Segundo o prefeito Luciano, a prefeitura não possui recursos nem para consertar a única ambulância que possui, que está sucateada. Na nova administração, o prefeito procurou reestruturar a saúde, que já possui médicos de plantão, mas muito ainda precisa ser feito.


MUNICÍPIO TAMBÉM NÃO POSSUI TRATORES
A reportagem também flagrou um trator da prefeitura parado à beira da BR e completamente destruída. Segundo moradores, o veículo está ali há anos e o ex-gestor nunca se preocupou em recupera-la.

O prefeito Luciano afirmou que dos três tratores, nenhum funciona, e para recuperar o que está à beira da BR serão necessários R$ 60 mil. ?A cidade está ficando destruída por causa das chuvas. As ruas que já eram ruins, estão ficando piores, não há tratores para fazer o conserto das vias?, concluiu.




Tags: Bertolínia - ambulâncias

Fonte: 180graus  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade