Portal NOticias de Uruçui

Agricultores sorrindo à toa

COLHEITA da safra 2017 em Uruçuí e região será recorde de produção. VÍDEO

Publicada em 04 de Maio de 2017 às 11h16


A porta de entrada do cerrado piauiense é a cidade de Uruçuí, município há 440km da capital. Apesar da crise, aqui o movimento não para, tudo por causa da grande expectativa na produção deste ano. Investidores e a circulação de negócios garantem mais dinheiro na cidade, tudo em torno do ótimo inverno deste ano.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

A chuva que abençoa a cidade, é a mesma que cai no campo. A terra molhada é sinal de inverno bom e isso trouxe mais esperança para o início do plantio, que começou cedo. Na região choveu acima do esperado, a plantação enchia os olhos e para quem procurou emprego nas fazendas, a resposta foi positiva.

A tecnologia auxilia na produção e até aviões são usados para ajudar no combate aos fungos e pragas do campo. As chuvas irregulares causaram prejuízos na lavoura nos últimos anos. Mas a colheita da safra 2017 promete ser recorde, mais de 4 milhões de toneladas de grãos.

Este ano choveu bem e no tempo certo, o lucro da lavoura vai dá para pagar as dívidas e para alguns, ainda vai sobrar um pouco para ser investido no próximo plantio.

Mas a região também traz esperança para quem vem de longe, José Ricardo Barbosa é do município de São Miguel do Tapuio, região norte do estado e já reside por aqui há 20 anos. Ele gerencia essa fazenda e comanda cerca de 60 homens durante a colheita. Seu trabalho lhe garante uma vida tranquila e também a faculdade dos filhos na capital. Para ele, a safra vai gerar mais empregos e uma produção bem maior este ano.

Só na fazenda onde José Ricardo trabalha, foram plantados mais 9.600 hectares de soja, fora o milho. A colheita está em fase final e a soja deve chegar a mais de 50 sacos por hectares.

Já na fazenda Progresso, uma das maiores do estado, as maquinas trabalham dia e noite, a área plantada vai garantir a maior safra de sua história e a geração de emprego e renda irá possibilitar mais esperança para as famílias da região.

Já esse outro fazendeiro do município, que reside no lugar há 15 anos, gera emprego há cerca de 40 famílias, sua lavoura é uma das melhores já plantada e a colheita da soja já foi finalizada, restando apenas o milho safrinha, que já está no ponto de colher. Ele acredita que a safra irá garantir novos investimentos para os próximos anos e dessa vez o Piauí terá destaque nacional por sua grande produção.







Por Jackson Coelho




Veja o vídeo abaixo:

Tags: safra 2017 - COLHEITA - Cerrado de Uruçuí

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade