Portal NOticias de Uruçui

Clinica ISO topo
Incidente foi controlado

Estado garante que vazamento na Barragem do Bezerro não há mais risco de rompimento

Publicada em 12 de Abril de 2018 às 08h51


Após vistoria técnica realizada nesta quarta (11), o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), órgão responsável pela Barragem do Bezerro, informou que a infiltração identificada na parede do reservatório cessou e diminuiu a pressão sobre a estrutura. De acordo com o instituto, a sangramentagem do volume da água foi essencial para a diminuição do volume de água na represa, que chegou a cair mais de 63 cm nos últimos dias.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

O diretor do Idepi, Geraldo Magela, afirma que a situação está sob controle. ?A situação atual não apresenta mais o risco de rompimento, isso se deu como resultado da ação emergencial executada pelo Idepi. Vamos continuar com equipe monitorando e executando trabalhos de restauração?, garantiu.

Para o trabalho de restauração permanente da infiltração da parede da represa, o Idepi conta com a consultoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de mecânica especializada para este tipo de estrutura. Um laudo técnico deverá ser concluído nesta quinta (11).

Mesmo com a situação controlada, a previsão para os próximos dias é de volume considerável de chuvas para a região norte do Piauí, o que deixa as autoridades em alerta para a permanência dos cuidados de evacuação. ?A barragem continua sobre monitoramento por mais algum período. As pessoas devem continuar seguindo às orientações da Defesa Civil e dos Bombeiros?, alerta Magela.

Cerca de 15 mil pessoas que residem em áreas de risco de inundação estão sendo assistidas por órgãos estaduais e municipais. O alerta segue para os municípios de José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Esperantina, Batalha, Barras, Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Campo Maior e Pimenteiras. O Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, também auxilia nas ações de assistência às cidades que também passaram a receber apoio de equipes do Exército.


Com informações do Governo do Estado - Autoria: Valmir Macêdo
Tags: Vazamento - Barragem

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade