Portal NOticias de Uruçui

Anuncie sup 970x90
Indicação de Daniel Guimarães

Eurípedes Rodrigues, ex-funcionário do Banco do Brasil de Uruçuí ganha Título de Cidadania

Publicada em 09 de Setembro de 2017 às 20h08


O senhor Eurípedes Rodrigues de Andrade recebeu o titulo de cidadão uruçuiense por muito ter ajudado nessa cidade, dando sua parcela no crescimento e desenvolvimento da cidade; pela sua biografia podemos ver o quanto esse homem batalhou e merece esse titulo.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

Eurípedes Rodrigues de Andrade nasceu em União, Estado do Piauí, no dia 18 de maio de 1935. Filho de José Rodrigues dos Santos e Maria do Divino Espírito Santo, irmão de Virgínia, Manuel, Margarida e Aldenor. Casado com Delzenir Borges Medeiros de Andrade, desde 22/09/65 e pai de cinco filhos,
Roselane, Eurípedes Filho, Rosalba, Sérvio Túlio e Marco Polo.

Em 1950 foi para Teresina (PI), ingressando para o Seminário Sagrado Coração de Jesus, onde permaneceu até 1951.

Em 1951, em União (PI), iniciou as suas atividades profissionais e teve como primeiro emprego o de encarregado de uma loja de tecidos na localidade Lagoa do Barro. Em 1954 foi convocado e serviu ao Exército, incorporado ao 25º Batalhão de Caçadores, em Teresina (PI), designado para trabalhar na Companhia de Comando e Serviços ? CCS.

Em 1955 ingressou no órgão Portos, Vias e Canais Navegáveis, órgão pertencente ao Ministério da Aviação e Obras Públicas, oportunidade em que esteve a primeira vez em Uruçuí (PI); em 1957 foi admitido no Serviço de Alimentação da Previdência Social ? SAPS, permanecendo até o ano de 1964, em 1963 foi aprovado no concurso do Banco do Brasil e tomou posse no dia 13/01/64 na cidade de Picos (PI), para estágio, mas nomeado para a cidade de Uruçuí (PI).

Em 27/11/64 retornou a Uruçuí (PI) para assumir o cargo de escriturário na agência do Banco do Brasil, inaugurada oficialmente em 30/11/64, compondo, portanto, o primeiro quadro funcional da agência no Município, integrado por 13 funcionários. Permaneceu na agência do Banco do Brasil de Uruçuí (PI) por 9 (nove) anos, tendo ocupado os cargos de investigador de cadastro, chefe da Carteira de Crédito Agrícola e Industrial ? CREAI e subgerente.

Na CREAI pode contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento da região, uma vez que chefiou um dos setores mais importantes da agência do Banco do Brasil de Uruçuí (PI) e conduzia e administrativa todos os empréstimos agrícolas, pecuários e industriais, além de executar a política de comercialização dos produtos agropecuários e de preços mínimos do governo federal. A jurisdição abrangia 10 (dez) municípios, sendo 4 (quatro) municípios no Estado do Piauí ? Uruçuí, Antônio Almeida, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena e 6 (seis) no Estado do Maranhão ? Benedito Leite, São Félix de Balsas, Loreto, Sambaíba Alto Parnaíba e Tasso Fragoso, além de mais dois distritos maranhenses, de Sucupira do Norte e Mirador. Na época, a CREAI chegou a ter quase 8 (oito) mil contratos de empréstimos rurais na região.

Ainda em Uruçuí foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Clube Recreativo da cidade. Também foi um dos idealizadores e sócio fundador da Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB de Uruçuí (PI).

Em 18/11/67 iniciou na Maçonaria, filiando-se em Floriano (PI) e participou ativamente da fundação da Loja Maçônica de Uruçuí (PI), da qual foi o primeiro Venerável e ajudou na construção do prédio próprio da Loja Maçônica.


Com informações do Porta R10
Tags: Eurípedes Rodrigues - Título de Cidadania

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade