Portal NOticias de Uruçui

Jardins de Manuella
Preso na Operação Bacuri

Ex-prefeito Jeconias é solto após ficar preso por corrupção ativa, desvio e lavagem de dinheiro

Publicada em 02 de Janeiro de 2020 às 10h14


Por Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com


» Siga-nos no Twitter


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, deferiu um pedido de habeas corpus do ex-prefeito de Sebastião Leal, José Jeconias Soares de Araujo. Ele foi um dos presos da Operação Bacuri, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no começo de dezembro.

Na decisão, Toffoli ?determina ao Tribunal de Justiça estadual que substitua a prisão preventiva do paciente pelas medidas cautelares diversas, que julgar pertinentes?.

Ainda segundo a decisão do ministro, ao final do recesso do judiciário, o caso deve ser reavaliado pela relatora, a ministra Rosa Weber.

?Findo o recesso, remetam-se aos autos à ilustre Ministra Relatora para a sua competente reapreciação?, informou.

Entenda o caso

A Operação Bacuri, coordenada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), tinha como objetivo combater crimes de corrupção ativa, desvio de recursos públicos, crimes licitatórios e lavagem de dinheiro em cidades do Piauí. O ex-gestor se apresentou ao Ministério Público, na sede do Gaeco, em Teresina.

O Ministério Público justificou que a prisão seria necessária, "diante da forte influência política e econômica que José Jeconias possui na região de Sebastião Leal e Jerumenha. Assim, em liberdade, o ex-prefeito poderia interferir nas investigações e atuar na ocupação de bens obtidos por meio das operações ilegais pelas quais é acusado".

A operação cumpriu nove mandados de prisão preventiva e temporária, sendo os de prisão preventiva contra Luciano Fonseca, prefeito de Bertolínia; e as temporárias de Ringlasia Lino Pereira dos Santos; Eliane Maria Alves da Fonseca; Aluízio José de Sousa; Max Weslen Veloso de Morais Pires; Ronaldo Almeida da Fonseca; Rodrigo de Sousa Pereira; Kairon Tácio Rodrigues Veloso; e Richel Sousa e Siva.



Com informações do cidadeverde.com
Tags: Jeconias - preso por corrupção

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade