Você está navegando por: Notícias Local
Assine o nosso Feed de Local

Festival da abóbora reúne autoridades e população local dos 'Tucuns'

Publicada em 14 de Fevereiro de 2012 às 16h03 Versão para impressão


Vasta programação este ano Vasta programação este ano
Com um dia inteiro de festa, o Distrito de Tucuns comemorou ontem (11), o segundo Festival da abóbora. A localidade festejou com muita alegria o sucesso da safra de 2011 que foi de mais de 150 toneladas do produto.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

As comemorações iniciaram ainda pela manhã, com torneio de sinuca, preparação dos pratos e decoração do Ellus Clube, local onde foram realizadas as apresentações. Os agricultores contaram com o apoio incondicional do jovem Lenildo Lima, irmão do vereador Edivaldo (Boy) que colocou a mão na massa e preparou juntamente com as mulheres da localidade vários pratos produzidos com o vegetal.

Dentre eles doces, tortas, sorvetes, pizza e vários outros que chamaram a atenção do público presente, não apenas pelo ineditismo, mas principalmente, pelo sabor. No final da tarde, os agricultores todos de branco foram até a beira do Rio Parnaíba, onde iniciam uma caminhada que segue até o clube.

A maioria faz questão de carregar nas mãos durante a caminhada uma abóbora, símbolo de orgulho para muitos que vêem que todo o sacrifício de seus trabalhos começa a da resultado. Após a caminhada, todos se acomodaram no Ellus e acompanharam as apresentações. Teve de tudo. Desfile das crianças da localidade, que estiveram representando os agricultores.

Em seguida foi realizado também o desfile das garotas e garotos que disputaram o título de Rainha e Rei da Abóbora 2012. Ainda durante o evento, as algumas autoridades se pronunciaram como o jovem Lenildo, o vereador Edivaldo Lima, o Secretário de educação Anchieta Santana, o prefeito Dr. Valdir Soares, o empresário José Humberto, dentre outros da localidade.

O ex-prefeito Chico Filho, também foi convidado a fazer algumas considerações, já que era um dos que colaborou para a realização do evento, mas não compareceu ao palco.

Também prestigiaram a festa os vereadores Cilton Miranda e Zé Ivan Cavalcante de Uruçuí, o vereador e presidente da Câmara de Landri – Sales, Leonardo Leal (PT), que arrematou a maior abóbora produzida pelos agricultores nessa safra, os ex – vereadores Ribamar Mateus, Aloísio Coêlho, Antonina Martins e Pedro Cortez, o secretário de esportes Juvelino Lima, a chefe de gabinete Adriane Giroto, a sec. De fazenda, Atiene Mota, sec. De Assistência Social, Patrícia Soares, dentre vários outros.

VEJA AS FOTOS:














Fonte: Portaldeurucui  |  Edição: Redação Uruçui

Comente através do Facebook


Veja também

Comentários (13)

  • 24/02/2012 às 18h25

    adorei essa desta e espero que todos os proximo anos aconteca esse evento!

    geysa, Amarante-PI
  • 17/02/2012 às 14h18

    Kamila Guimaraes Borges ,deve ser muito linda!!! Porqe vc se acha melhor do qe as participantes do concurso? meu bem, beleza não qer dizer absolutamente nada, essa sua opnião é pra ficar quardada dentro dessa sua mente podre, sua preconceituosa,elas devem possuir algo qe vc nunk teve ''RESPEITO AO PROXIMO""....

    GESSICA MARIA, Uruçuí-PI
  • 17/02/2012 às 09h58

    ola a todos, olha só em Brasília a outros tipos de trabalho nao é uma cidade sem opção certo, lá como em outra cidade grande só não evolui quem nao corre a tras, cidades pequenas como a nossa corremos atras e morremos cansadas entedeu..............

    camila, Uruçuí-PI
  • 16/02/2012 às 21h31

    Concordo plenamente com vc Osania, Essa das 3 é a mais feia, além do mais é a filha do dono do clube e organizador do evento. "DETALHE MINHA GENTE": A faixa foi passada pela prima da vencedora atual. Ou seja permanesse na mesma familia. Proximo ano quem será? Com certeza alguem da mesma familia... ;) - Dem Oportunidade Para as Outras Moças e "BONITAS" :s

    Maria das Virgens, Bertolínia-PI
  • 16/02/2012 às 15h42

    Ok! Adones entendi, só que esquecemos da beleza da festa e criticamos as vezes por intuito e involuntariamente pequenas coisas. Abç

    marco lacerda, Uruçuí-PI
  • 16/02/2012 às 10h58

    Marco Lacerda de Uruçui, me desculpe mas acho que fui mau interpretado de fato é festa é belissima e me orgulho de ver nosso povo piauiense comemorando a colheita assim, eu me referi no comentario aos politicos que ja usam dessa atitude tão bela do nosso povo para fazer nas entre linhas politicagem...eu acho que mais que muitos que postaram outras coisas me orgulho de ver isso..ok..

    adones, Teresina-PI
  • 16/02/2012 às 10h40

    Ora bolas, se a festa tem um item que é o da escolha de uma rainha, porque não se pode criticar a feiúra ou a belezura das candidatas? Então tira da programação da festa a parte das misses. Se é só pra falar de abóbora manda no ano que vem as candidata entrar com uma abóbora na cabeça. A pior coisa que tem é esses matutos que vão daqui pra Brasilia querer dar uma de moderno. kkkkkkkkkkkkkkkk só se for na cozinha da madame. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Liminha, Uruçuí-PI
  • 16/02/2012 às 09h41

    Até parece que o festival foi criado exclusivamente para a escolha de uma rainha..., e todo o trabalho que essa gente trabalhadora e sofrida realizou para que se chegasse ao ponto de uma comemoração ninguém comenta? Onde estão os aplausos para aqueles que suaram de sol a sol e terem seus esforços reconhecidos? Estavam esperando que a rainha fosse escolhida entre Raquel Zimmermann e Gisele Bündchen? Qual era mesmo o real motivo da festa? Meu povo querido, valorizem apenas o que é digno de valor, a rainha, com todo respeito, é apenas uma coadjuvante do evento, o brilho é todo da nossa gente.

    Rosa Maria Morais, Ceilândia-DF
  • 15/02/2012 às 19h19

    Lacerda parece que vc nao eh nada normal. O que tem haver se tens parente teu sepultado no Tucuns com resultado de desfile de misse da abobora? Tu estais eh te achando o que mesmo? O ultimo biscoito do pacote eh? Deixa o Waldirzinho cair fora da prefeitura que eu quero ver esse teu amor pelo Tucuns...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Oneida, Uruçuí-PI
  • 15/02/2012 às 17h56

    nã minha gente k-entre nois essa rainha é mt bonita em relação as outras.

    amarildo, Teresina-PI
  • 15/02/2012 às 16h38

    Se ela ganhou é porque o povo achou ela bonita....Se ta achando ruim arranja outra e coloca pra ser...Se ta achando feio faz melhor BB..!

    Cinelandia, Uruçuí-PI
  • 15/02/2012 às 13h12

    Parabens pela cobertura do evento caro Jackson Coelho e para população do povoado Tucuns parabenizo mas ainda por realizar a segunda festa da abobora, mas venho pedir que não coloque mas em seu site comentarios como os postados nessa materia, porque não se tratava de escolha da misse Mundo, Brasil ou Piauí, a escolha é da rainha da abobora e temos que valorizar a cultura do povo local. a Kamila, o Adones e o Fernando que postaram comentarios não devem ter conhecimento sobre cultura e você coloca comentarios que não tem relevância alguma para um povo tão lindo, como os do povoado Tucuns. Minha idignação dar-se por tem membro da minha Familia enterrado neste povoado diante disso peço respeito. Marco Lacerda....

    Marco Lacerda, Uruçuí-PI
  • 14/02/2012 às 19h01

    Uma vergonha o resutado do concuso da misse da Abobora pois quem venceu foi a subrinha do dono da festa que é tão gorda que parece uma leitoa.

    Osania, Uruçuí-PI