O espanhol Oscar, transplante total de rosto
Oscar, o espanhol de 22 anos, que foi submetido ao primeiro transplante total de rosto do mundo recebeu alta médica nesta segunda-feira, e apareceu em frente às câmeras durante uma conferência no hospital em que foi operado.
A irmã de Oscar revelou que ele consegue sentir o seu rosto e está reaprendendo a falar. Ela agradeceu à equipe médica e disse ainda que seu irmão vai voltar a curtir os bons momentos da vida como comer junto de sua família.
A operação foi feita do hospital Vall d'Hebron, em Barcelona, e mobilizou 30 pessoas durante aproximadamente 22 horas. O paciente teve transplantada toda a pele e músculos da face, o nariz, os lábios, o maxilar superior, todos os dentes, o palato, os ossos da maçã do rosto e a mandíbula, segundo o hospital.
.jpg)
O rosto de Oscar ficou deformado após um acidente que aconteceu há cinco anos. Ele não conseguia engolir, respirar ou falar normalmente. Ele não vai herdar a aparência da pessoa responsável pela doação, um homem que morreu em um acidente de carro e terá que tomar uma série de remédios para o resto da vida.
.jpg)
Há chance de que o organismo de Oscar rejeite o transplante, mas ele passará por acompanhamento médico constante.
Com o de Barcelona, já foram realizados 11 transplantes de rosto no mundo, na França, Estados Unidos, China e Espanha. O primeiro aconteceu na França em 2005.
Apresentação do Hospital Vall d'Hebron, em Barcelona, detalha etapas da cirurgia, que demorou 22 horas
.jpg)
Os médicos mostraram em um telão os passos da cirurgia realizada em Oscar
Fotos: Terra e G1
Edição: Gleydson Coelho
gleydsonpi@gmail.com
» Participe da comunidade no Orkut