Portal NOticias de Uruçui

Hibisco
Governador Wellington Dias

Governador e demais eleitos em 2018 são diplomados pleo Tribunal de Justiça do Piauí

Publicada em 18 de Dezembro de 2018 às 11h16


Fotos: Andrê Nascimento Fotos: Andrê Nascimento


O governador reeleito Wellington Dias (PT), a vice Regina Sousa (PT), os senadores Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro (MDB), mais 10 deputados federais, 30 deputados estaduais e cinco suplentes por coligação foram diplomados na noite desta segunda-feira (17). A cerimônia aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, Zona Norte de Teresina.

Após a diplomação, o governador disse que seu maior desafio na administração do estado será lidar com a questão da previdência social. Com relação ao governo, o governador destacou as áreas de segurança e geração de emprego e renda.

"Claro que vamos cuidar da saúde, do social, de todas as áreas. Mas eu diria que, daquilo que eu ouvi durante as eleições, segurança e emprego são as principais reivindicações e providências pedidas por parte do povo do Piauí", disse Wellington Dias.

A cerimônia de diplomação atesta que os escolhidos pelos eleitores cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e a entrega dos diplomas confirma que os eleitos estão aptos a tomar posse nos mandatos para os quais foram eleitos a partir de 1º de janeiro de 2019 nos termos da Constituição Federal. Para receber o diploma, é necessário que eleitos e suplentes estejam com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas, não necessariamente aprovadas.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, comandou a diplomação e destacou em seu discurso o combate a fake news. Segundo ele, as notícias falsas foi o maior desafio de todos os tribunais.

"O TRE foi massacrado com desconfiança as urnas eletrônicas, mas a eleição confirmou o seu funcionamento. Os resultados das eleições é fidedigna aos votos de todos nós", declarou.

O atual governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi reeleito em primeiro turno, com 55,65% dos votos válidos. Esse será o quarto mandato do petista como governador do estado, que governou o estado de 2002 a 2010 e foi eleito governador pela terceira vez em 2014.

Já a vice-governadora Regina Sousa era senadora e deixou o mandato para concorrer as eleições. Ela foi diplomada sob gritos de grupos de mulheres, que acompanharam a solenidade.

Bancada
Com últimas eleições, Wellington Dias manteve ampla maioria da bancada governista na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A coligão governista elegeu 24 dos 30 deputados estaduais. Já a oposição passou a ser composta por apenas seis deputados: Teresa Brito (PV), Marden Menezes (PSDB), Gustavo Neiva (PSB), Evaldo Gomes (PTC), pastor Gessivaldo (PRB) e Oliveira Neto (PPS).

Foram eleitos sete novos deputados estaduais:


Henrique Pires (MDB)
Franzé Silva (PT)
Dr. Francisco Costa (PT)
Lucy (PP)
Coronel Carlos Augusto (PR)
Oliveira Neto (PPS)
Teresa Britto (PV)
Reeleitos:

Georgiano (PSD)
Júlio Arcoverde (PP)
Wilson Brandão (PP)
Severo Eulalio (MDB)
Flávio Nogueira Jr (PDT)
Zé Santana (MDB)
Limma (PT)
Themistocles Filho (MDB)
Marden Meneses (PSDB)
Dr. Hélio (PR)
Pablo Santos (MDB)
Fernando Monteiro (PRTB)
Fábio Xavier (PR)
Fábio Novo (PT)
Hélio Isaias (PP)
Gustavo Neiva (PSB)
João Madison (MDB)
Flora Izabel (PT)
Pastor Gessivaldo (PRB)
Nerinho (PTB)
Evaldo Gomes (PTC)
Firmino Paulo (PP)
Janainna Marques (PTB)
Deputados federais
Sete dos 10 deputados federais do Piauí são reeleitos. A candidata mais votada no estado foi a deputada Rejane Dias (PT), com 138.800 votos, seguida de capitão Fábio Abreu (PR), com 132.719 votos.

Primeira eleição:

Margarete Coelho (PP)
Marcos Aurelio Sampaio (MDB)
Dra. Marina (PTC)
Reeleição:

Rejane Dias (PT)
Capitão Fábio Abreu (PR)
Assis Carvalho (PT)
Flávio Nogueira (PDT)
Júlio César (PSD)
Iracema Portella (PP)
Átila Lira (PSB)
Senadores
Ciro Nogueira (PP) - reeleito
Marcelo Castro (PP) - primeiro mandato


Com informações do G1-PI


» Siga-nos no Twitter
Tags: eleitos - diplomados

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante