Portal NOticias de Uruçui

Hibisco
Peido junto à Justiça

Grandes expressões políticas do PI tem suas candidaturas ameaçadas

Publicada em 17 de Julho de 2010 às 16h06


Heráclito Fortes, Mão Santa e Wellington Dias Heráclito Fortes, Mão Santa e Wellington Dias Grandes expressões políticas do Piauí tem suas candidaturas ameaçadas pela Justiça Eleitoral. Heráclito Fortes (DEM), Mão Santa (PSC) e Wellington Dias (PT) são os princiapais políticos nestas eleições que tiveram pedidos de impugnação junto à Justiça Eleitoral.

Além deles, o depuatdo estadual Rocali Paulo (PSDB) é outro que pode não ser candidato porque responde por irregularidades. Em 2001, o hoje deputado era secretário de Obras e Serviços Públicos do Piauí, na gestão do hoje senador Mão Santa (PSC). O Tribunal de Contas da União o inseriu na lista de inelegíveis até 2 de dezembro de 2011. Na ação, alegou irregularidades na prestação de contas de convênio com o Ministério da Integração Nacional, para as obras de construção da barragem de Castelo do Piauí.

Deputado Roncali Paulo (PSDB)

No Piauí ainda existem outros candidatos que tiveram o pedido de impugnação de suas candidaturas pelo Ministério Público.

Após serem notificados da impugnação, os candidatos têm sete dias para apresentar recurso. O relator deverá julgar e publicar a decisão até 5 de agosto. A decisão final deve ser conhecida em 19 de agosto.

Veja o caso de cada um:

HERÁCLITO FORTES
O pedido de impugnação foi feito pelo Ministério Público Eleitoral, por condenação por decisão colegiada por abuso de poder econômico e político. Por meio de sua assessoria de imprensa, o senador afirmou que o Ministério Público ?está cumprindo seu papel? e que está ?tranqüilo?. ?Meu caso é claro e não é atingido pela Lei da Ficha Limpa. Estou confiante que não haverá qualquer alteração na minha campanha.?

MÃO SANTA
Pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral, por condenação em decisão colegiada, por abuso de poder econômico e político. A assessoria de imprensa indiciou à reportagem que procurasse o advogado Edvar Santos. Segundo o site de notícias da Globo, a equipe deixou diversos recados no celular desde quarta (14) e conseguiu contato no início da noite de sexta (16). O advogado informou que estava com faringite e que, portanto, não estava em condições de conversar com a reportagem. Disse que enviaria, assim que possível, uma resposta por e-mail, mas não deu prazo para o envio.

WELLINGTON DIAS
O Ministério Público Eleitoral, por cassação de diploma por decisão transitada em julgado (sem possibilidade de recurso) na Justiça Eleitoral. Este foi o motivo do pedido de impugnação. O advogado do ex-governador, Alexandre Nogueira, afirma que Dias não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. Ele argumenta que a legislação veta a candidatura de políticos cassados e que o ex-governador foi apenas multado. ?Ele não perdeu mandato, não perdeu o registro de candidatura. Em nenhum momento, teve o registro de candidatura ameaçado. No nosso entendimento, tem uma interpretação equivocada da lei?, disse.



Edição: Gleydson Coelho
gleydsonpi@gmail.com



» Siga-nos no Twitter
Tags: impugnação - candidatura - ameaçadas

Fonte: 180graus e cidadeverde.com  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade