Portal NOticias de Uruçui

Jardins de Manuella
Treinador estrangeiro pode vir

Guardiola é um dos cotados para assumir a Seleção Brasileira

Publicada em 26 de Novembro de 2012 às 09h36


Guardiola pode treinar a Seleção Brasileira Guardiola pode treinar a Seleção Brasileira Caso aceitasse o convite para comandar o Brasil, o espanhol Pep Guardiola teria uma escrita para ser derrubada em 2014. Nunca na História, nenhum treinador forasteiro conseguiu o título de campeão do mundo por outra seleção.
Com a terceira colocação de Portugal na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, o brasileiro Otto Glória foi o treinador não local que chegou mais longe na competição.

» Siga-nos no Twitter
Naquele ano, os lusitanos terminaram a primeira fase invictos, com três vitórias, eliminando, inclusive, o Brasil de Pelé. Nas quartas de final, a seleção passou pela Coreia do Norte por 5 a 3. Na semifinal, uma derrota por 2 a 1 para a anfitriã Inglaterra acabou com o sonho do título inédito. Na disputa de terceiro lugar, Portugal bateu a União Soviética por 2 a 1.

Em 2006, também pela seleção portuguesa, Luiz Felipe Scolari teve a chance para ultrapassar a marca do compatriota, mas as derrotas para França e Alemanha impediram o feito do treinador gaúcho, que terminou com a quarta colocação.
Das oito seleções que já conquistaram a Copa do Mundo, nenhum técnico estrangeiro teve um trabalho notável. Alemanha e Itália, por sua vez, ainda não experimentaram comandantes forasteiros.

Seleção já teve dois forasteiros
Pep Guardiola pode ser o terceiro treinador estrangeiro a comandar a Seleção. Antes dele, um português e um argentino estiveram à frente do time verde-amarelo. Em comum, apenas o adversário.

O primeiro foi Jorge Gomes de Lima, conhecido no país como Joreca. Em 1944, o treinador dividiu com Flávio Costa o comando da equipe canarinho em dois amistosos contra o Uruguai. A Seleção Brasileira venceu as duas partidas: 6 a 1, em São Januário, e 4 a 0, no Pacaembu. O artilheiro dos clássicos foi Jair da Rosa Pinto, na época do Vasco, com três gols.
Nascido em Lisboa, Joreca se destacou no Brasil como treinador do São Paulo, clube pelo qual venceu três vezes o Campeonato Paulista (1943, 1945 e 1946).
O outro foi Filpo Nuñez. O hermano comandou a Seleção Brasileira apenas uma vez: na vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai, na partida que marcou a inauguração do Mineirão, em 1965. Apenas jogadores do Palmeiras foram convocados e entraram em campo.
O treinador portenho, conhecido como ?El Bandoneón?, marcou época ao comandar a Academia de Futebol, alcunha para um dos melhores momentos da História do clube paulistano.

Os estrangeiros das outras seleções campeãs do mundo
Argentina - Felice Pascucci ? italiano ? 1934 (apenas uma partida).
Uruguai - Daniel Passarella ? argentino ? 2000 a 2001.
França - José Arribas ? espanhol ? 1966 (apenas uma partida). Stefan Kovács ? romeno ? 1973 a 1975.
Espanha - Fred Pentland ? inglês ? 1929 (apenas uma partida).
Inglaterra - Sven-G. Eriksson ? sueco ? 2001-2006. Fabio Capello ? italiano ? 2007-2012.
Tags: Guardiola - cotados - Seleção

Fonte: lancenet.com.br/  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante