Portal NOticias de Uruçui

Hibisco
Eleições 2014

Instituto Credibilidade divulga pesquisa realizada em Uruçuí. VEJA!

Publicada em 20 de Agosto de 2014 às 11h01


A pesquisa do Instituto Credibilidade mostra que a diferença entre Wellington Dias (PT) e Zé Filho (PMDB), em Uruçuí, é de 17%. De acordo com os dados coletados na pesquisa estimulada, o governador Zé Filho (PMDB) teria, se a eleição fosse hoje, 31,33% dos votos. Já o candidato do PT, o senador Wellington Dias teria 48,33%.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

Na mesma pesquisa, os que não sabem em quem vão votar ou não quiseram opinar somaram 13,67% dos entrevistados. Quem vota nulos ou branco aparece com 1,67%.

O ex senador Mão Santa aparece com 5,00% dos votos da cidade.

Todos os outros candidatos, Lourdes Melo, do PCO; Neto Sambaíba, do PPL; Maklandel Aquino, do PSOL; e Daniel Solon, do PSTU, não pontuaram na pesquisa.

O eleitorado de Uruçuí é de 15.363 eleitores, de acordo com os dados do TSE referentes ao mês de julho de 2014. O período de realização da pesquisa foi de 16 a 17 de agosto de 2014. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 5,60%.

POLÍTICA EM URUÇUÍ

Hoje, há em Uruçuí três grupos políticos distintos. Um deles é o que elegeu a atual prefeita do município, Renata Coelho (PMDB), esposa do ex-prefeito e ex deputado estadual Chico Filho. Este grupo é o que coordena a campanha de reeleição do governador Zé Filho e do qual faz parte a atual secretária estadual de Justiça, a deputada estadual Ana Paula, que é irmã de Chico Filho e esposa do advogado Zé Santana, candidato a deputado estadual. Todos do PMDB.

A maior força de oposição é o grupo da Professora Rita, do PSDB, que disputou a Prefeitura em 2012 e ficou em segundo lugar. Por mais estranho que pareça, a tucana encampa a candidatura do petista Wellington Dias. E, segundo os números desta pesquisa, seu trabalho teve uma maior repercussão inicial. Ela é esposa do médico Gilberto Gonçalves.

A este grupo se soma o PT de Uruçuí, encabeçado por outro médico: Valdir Soares da Costa. O Dr. Valdir, aliás, já foi prefeito e, em 2010 era tão mal avaliado pela população local que fez Wellington Dias passar longe da cidade durante sua campanha para o Senado, naquele ano, Uruçuí foi o único município do Piauí onde a presidenta Dilma Rousseff perdeu.

APROVAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE ZÉ FILHO
A pesquisa do Instituto Credibilidade também questionou o eleitorado de Uruçuí sobre a aprovação da administração do atual governador Zé Filho (PMDB). Questionado se aprova ou desaprova a administração de Zé Filho, o eleitorado respondeu da seguinte maneira: 62,00% dos entrevistados disseram aprovar a administração do atual governador, enquanto os que desaprovam são apenas 19,00%. Os que disseram não saber responder ou não quiseram opinar fora, 19,00% dos entrevistados.

ESTIMULADA PARA SENADOR
De acordo com os números da pesquisa do Instituto Credibilidade, em Uruçuí, o candidato Wilson Martins (PSB) venceria, com grande folga, as eleições para o Senado. Os que dizem votar no ex governador do Piauí são mais que o dobro daqueles que dizem votar no ex prefeito de Teresina, o candidato Elmano Ferrer (PTB).

Na pesquisa estimulada, o ex governador Wilson Martins teria 45,33% dos votos. Já o ex prefeito Elmano Ferrer ficaria com 19,67% dos votos.

Não souberam o que responder ou não quiseram opinar 31,33% dos entrevistados. Votariam nulo ou branco 2,00% dos eleitores. O candidato do PSC, Gustavo Henrique, obteve 0,67%.

Os demais candidatos, Aldir Nunes; o Professor Claudionor, do PPL; e Geraldo Carvalho, do PSTU, pontuaram, cada um, com 0,33%.

NÚMEROS PARA DEPUTADO FEDERAL
Os eleitores de Uruçuí também foram questionados na pesquisa do Instituto Credibilidade sobre o voto para deputado federal. A indecisão neste ponto é enorme: 81,33% não sabe ou não quis opinar sobre a escolha.

A deputada petista Rejane Dias lidera as intenções de voto na cidade com 7,67%. Ela é seguida pelo deputado Marcelo Castro (PMDB), com 5,00%. Candidato pelo PSB, o ex secretário de Educação e deputado federal Átila Lira aparece com 2,33%. Outro petista, o deputado federal Assis Carvalho, aparece com 0,67%.

NÚMEROS PARA DEPUTADO ESTADUAL

Quando o questionamento da pesquisa do Instituto Credibilidade é espontâneo sobre o voto para deputado estadual, em Uruçuí a maior parte da população disse ainda não saber em quem iria votar ou não quis opinar. Estes somaram 56,67%.

Quando quiseram se manifestar, os habitantes da cidade lembraram em primeiro lugar de dois candidatos que buscam seu primeiro mandato: o Dr. Wagner, do PPS (22,33%); em seguida, Zé Santana, do PMDB (17,00%). Depois de dois candidatos à reeleição no parlamento: Gustavo Neiva, do PSB (1,67%); e Luciano Nunes, do PSDB (1,33%). Também figura na pesquisa o vereador da capital Tiago Vasconcelos, do PSB (0,67%). 


Fonte: 180graus
Tags: Credibilidade - governador - deputado

Fonte: 180graus  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade