Portal NOticias de Uruçui

Foi uma lição de cunho social

OPINIÃO. Eleições mostraram que o eleitor está mais exigente e consciente

Publicada em 06 de Outubro de 2010 às 16h15


Professor Anchieta Santana Professor Anchieta Santana O portal Noticias de Uruçuí traz um artigo onde o professor, escritor e presidente do Diretório do PT Municipal Anchieta Santana fala sobre as eleições de 2010. Leia abaixo.

"O processo de escolha dos representantes da comunidade nas decisões políticas do Brasil, nunca foi intensamente democrático, como se constatou no último pleito. E mais, não apenas a prática da democracia plena, mas, também, o reconhecimento mundial da agilidade do procedimento de votação, lisura e divulgação dos resultados. Nenhum país do mundo é capaz de realizar esse procedimento com segurança e credibilidade inquestionável. É a tecnologia brasileira dando um show de bola na política. Mamãe, apesar de livre da obrigatoriedade eleitoral, pela faixa etária, disse que ia votar mais uma vez, só pela facilidade e disposição em contribuir com o processo de desenvolvimento social, econômico e político.
Pelo Brasil inteiro, constatou-se que as eleições 2010 trouxeram uma lição de cunho social muito singular: O ELEITOR ESTÁ, de certa forma, mais consciente, MAIS EXIGENTE. E o voto que atende às leis da consciência se traduz na busca de uma sociedade mais livre e com direitos atendidos pelo viés da plenitude. E nesse processo de escolha, uma lição bem forte, foi o desligamento de ?velhas raposas? do cenário político brasileiro. Políticos como Tasso Jereissati (PSDB), Artur Virgílio(PSDB),Marcos Maciel(DEM), Heráclito Forte(DEM), Mão Santa(PSC), dentre outros país.
No Piauí, além da lição supracitada, Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP), representarão o estado(no Senado) de forma mais comprometida e responsável. Wellington foi avaliado por quase um milhão de eleitores. Mostra, pois, o reconhecimento de seu trabalho e o quanto é forte sua representação política. E mais, Wilson Martins e Dilma, obtiveram uma votação significativa.
O Piauí foi-conscientemente DILMADO. Em alguns municípios, a votação pró-Dilma ultrapassou 80% dos votos válidos. Foram sufrágios deflagrados em nome de Luis Inácio Lula da Silva e de um projeto de continuidade representado pela força da mulher na pessoa da Dilma.
Em Uruçuí, a movimentação política foi bastante intensa. Alguns fatos não merecem, se quer, destaque, pela pequenez enrustida de hipocrisia social. INFELIZMENTE, muitos ainda confundem voto com mercadoria e/ou anarquia. Nunca se viu tanta gente falando em nome deste ou daquele candidato. Mas, como toda competição, existem quem ganha e quem perde. Às vezes, nem sempre, quem ganha, é o povo. Este, quase sempre é forçado a protelar seu sonho de viver em um mundo onde a vida cidadã seja uma realidade pública. Dentre os que perderam: Ana Paula viu sua votação decrescer em quase 50%, em relação ao último pleito, apesar do batalhão de caça-votos. Outros, como novidades, na região, receberam uma votação, de certa forma, expressiva. Cita-se, por exemplo, Fabio Novo e Gustavo Neiva.
Portanto, o pleito eleitoral 2010, representa uma mudança de postura do eleitorado brasileiro. Algo digno de aplausos."

Professor ANCHIETA SANTANA

Presidente do PT-Uruçuí


» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

Tags: Artigo do Anchieta - Artigo eleições

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade