Portal NOticias de Uruçui

Clinica ISO topo
Foi o que ocorreu em Uruçuí

PI tem fábrica de títulos de terras para grilagem e juiz ameaçado

Publicada em 01 de Abril de 2013 às 14h07


Juiz Heliomar Ferreira Juiz Heliomar Ferreira O jornal Meio Norte desta segunda-feira (01/04) traz reportagem especial veiculada no jornal O Globo em que mostra que os cartórios do Piauí são considerados indústria de fabricação títulos de terras para grilagem.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

O corregedor de Justiça Paes Landim disse que, se os títulos registrados na região dos cerrados fossem verdadeiros, precisaria de cinco camadas extras para dar conta de todas as escrituras.

O juiz Heliomar Rios Ferreira é titular da Vara Agrária na região e enfrenta o grave problema. Ele lida com 1.262 processos envolvendo cartórios com crimes contra o sistema financeiro, homicídios e outros.

O juiz Heliomar Ferreira pediu o afastamento de oito titulares de cartórios e o bloqueio de todas as matrículas de terras públicas.

Foi o que ocorreu com 6,5 hactáries de terras em Uruçuí, vendidos por R$ 6 milhões por Maria do Ó a Rejane Marceles Ferreira do Nascimento com escritura no 1º Ofício de Bom Jesus. "Mas esse título nunca existiu. É terra de alguém. A pessoa vende e desaparece", disse o juiz.

O magistrado chegou a solicitar um carro blindado, pois tem sofrido ameaças de morte. Até a semana passada o pedido não tinha sido atendido.

Relatório de setembro divulgado pela corregedoria já apontava o 'caos administrativo' dos cartórios do estado.
Tags: terras - grilagem

Fonte: Com informações do Jornal Meio Norte  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade