Portal NOticias de Uruçui

Hibisco
Foram 57 mortes em 10 anos

Piauí é o estado do Nordeste com maior número de mortes por raios

Publicada em 04 de Dezembro de 2012 às 15h37


Raios matam vários no PI Raios matam vários no PI Do G1 PI

» Siga-nos no Twitter
O Piauí é o estado do Nordeste com maior número de mortes provocadas por raios. Nos últimos 10 anos, 57 pessoas morreram em decorrência desse fenômeno atmosférico. Só este ano foram registradas duas mortes. O último caso foi registrado no município de Redenção do Gurguéia, localizado a 691 quilômetros de Teresina. Uma dona de casa morreu após receber a descarga elétrica provocada por um raio. No ranking nacional o Piauí é o 12º em quantidade de vítimas fatais.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que registrou entre os anos de 2000 e 2012 aproximadamente 1.500 mortes por raios no Brasil.Manaus é a cidade recordista em mortes - um total de 17, registradas a partir de 2000 - . Já São Paulo é o estado recordista, com mais de 230 mortes em pouco mais de 10 anos.

Com relação à incidência de raios, considerando o ranking com os 27 estados, o Piauí está na 15º posição com uma incidência média de 1,02 milhões de raios por ano. O ano em que o estado registrou mais vítimas foi em 2006, com 11 mortes. O ano de 2004 foi o único período dentro da década que não houve mortes por raios.

De acordo com o físico, Célio Borges, chefe do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí, não há um fator que venha a explicar a incidência de raios no estado e dá algumas dicas para se prevenir em relação ao fenômeno. "A maneira mais simples de se proteger é estando em uma 'gaiola de Faraday', que nada mais é do que uma proteção de metal, onde o raio se descarrega ao bater na parte externa não atingindo quem está dentro. Se a pessoa estiver na rua deve evitar ficar próximo de árvores, antenas e no meio de um campo, por exemplo", explica.

Na prática, a Gaiola de Faraday, experimento do físico Michael Faraday, pode ser aplicado a um carro, por exemplo. "A superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa do veículo", disse ainda o físico Célio Borges. Assim como o carro, a casa fechada também serve de abrigo, mas a pessoa deve evitar usar telefones, ligar a TV ou ainda tomar banho durante a tempestade.
Tags: mortes - raios - Piauí

Fonte: G1  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade