Portal NOticias de Uruçui

Anuncie sup 970x90
Solos já estão encharcados

PLANTIO do milho safrinha está atrasado no Brasil com excesso de chuvas

Publicada em 15 de Fevereiro de 2017 às 14h26


A chuva causou perdas em lavouras de soja, milho e algodão. No caso da soja, os vários dias seguidos de chuvas ininterruptas não permitem que os produtores coloquem suas colheitadeiras no campo e consigam retirar os grãos, que já se apresentam com avarias e altíssimos índices de umidade. E, como os solos estão encharcados, quando não, alagados, fica ainda mais difícil realizar o plantio do milho safrinha que já se encontra atrasado. Qual será o percentual de área a ser semeada de milho 2ª safra, após o dia 25/02? A preocupação é grande porque as lavouras vão precisar de boas chuvas durante a 2ª quinzena de abril, algo que talvez não venha a ocorrer.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

A chuva mais uma vez, irá inviabilizar totalmente as operações de campo, podendo gerar novas perdas. E essa invernada deverá persistir até quarta-feira (15), sendo que na quinta-feira (16) o tempo voltará a abrir em diversas localidades, mas será somente a partir do começo da semana que vem, que o tempo realmente irá se firmar e as condições voltarão a ficar bastante favoráveis à realização da colheita da soja e plantio do milho.

As chuvas , que ocorreram desde a madrugada de terça (14), irão manter os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras. Em contrapartida, poderá atrapalhar o pleno andamento da colheita da soja e posterior plantio das lavouras de 2ª safra. O tempo mais instável deverá permanecer ao longo dos próximos três dias, com a tendência de chuva em toda a região Sul do Brasil, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul.

E em grande parte dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia a semana continuará sendo marcada pela ocorrência de pancadas de chuvas bastante irregulares e forte calor. Este padrão meteorológico já começa a afetar algumas lavouras, uma vez que o nível de umidade do solo vem se reduzindo drasticamente nos últimos dias, por conta dessa ausência de chuvas regulares e em bons volumes, sendo que as chuvas mais generalizadas só deverão retornar no final de semana.



Com informações do ClimaTempo
Tags: milho - safrinha

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade