Portal NOticias de Uruçui

Professor morre e comove todos

População de Bertolinia faz Carta ao Estado com apelo sobre acidentes na ladeira do Xixá

Publicada em 06 de Agosto de 2011 às 08h37


Banho do Xixá em Bertolinia Banho do Xixá em Bertolinia Veja aqui também noticias sobre a morte do professor Samuel Assis de Brito.
Com registro de números de acidentes que assustam a população os moradores da cidade de Bertolinia, cidade vizinha a Uruçuí, a população está assustada com os vários acidentes trágicos na laderia que fica próximo ao banho do Xixá.

Descontentes e preocupados, os moradores usam um blog na internet e fizeram uma carta (manifesto) para o Governo do Estado pedido soluções para o problema.


LEIA O MANIFESTO NA INTEGRA.




População se mobiliza com Abaixo Assinado para sinalização na BR-135

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DIRETOR-PRESIDENTE DO DNIT/PI,

Os abaixo-assinados, moradores dos Municípios de Bertolínia, Canavieira, Manoel Emídio, Eliseu Martins, Colônia do Gurguéia, Sebastião Leal e Jerumenha (Barra do Lance), com escopo no art. 5º, XXXIV, 'a' da Constituição Federal,vem, respeitosamente, entregar o presente abaixo assinado, com as considerações e o pedido final, que ora passamos a fazer:

? 1.A estrada que passa pelo municípios acima citados nas margens do riacho Xixá, é uma estrada de difícil acesso e de percursos curvilíneos que oferecem perigo aos veículos automotores que ali transitam, especialmente, por ser margeada por declives geológicos de alta densidade (ladeiras e precipícios) e de dificultoso resgate;
? 2.Embora a constatação feita seja facilmente comprovada, sem a necessidade de análise técnica, ou de qualquer estudo específico, pois não há como negar as características morfológicas que entornam aquele longo trecho viário; toda sua malha é desprotegida, existindo pouca instalação protetiva, que vise a minimizar os acidentes ali recorrentes;
? 3.Uma estrada de difícil percurso, além de exigir perícia dos condutores, prudência e redobrada sorte de cuidados ao volante, exige também intervenção do Poder Público no sentido de ofertar aos que nela transitam um mínimo de segurança, o que efetivamente não acontece ali, uma vez que há enorme carência de sinalização, e a pouca que ainda existe é enfática com relação aos perigos que ofertam o trafego naquele lugar, que acorre em dois sentidos de estrada;
? 4.O mais grave é a silenciosa e sinistra estatística de acidentes que costumeiramente ali acontecem, dando vasão a irrecuperáveis perdas não somente materiais, mas, principalmente, humanas, promovendo um ciclo trágico de perdas de familiares, parentes, amigos e conhecidos dos moradores da região, bem como de pessoas que, embora, não pertenção à região, são seres humanos que têm suas vidas ceifadas ao ali passarem para o trabalho como carreteiros, vendedores ambulantes, servidores públicos em viagem, dentre outros que enfileiram esses trágicos números, que, sequer sabemos se os órgão públicos responsáveis contabilizam;
? 5.em anexo, segue galeria de fotos que registram as péssimas condições de segurança e cuidados que norteiam a estrada em epígrafe e, que, sobretudo, colaboram com o aumento das estatísticas de acidentes naquele trecho.

Por estas razões, solicitamos as cabíveis providências de Vossa Senhoria para que, usando das prerrogativas institucionais do cargo que ora ocupa neste órgão, diligencie junto ao Governo do Estado do Piauí, ou órgãos de outra esfera pública, se necessário, A FIXAÇÃO DE GUARD RAIL (barra de proteção), SONORIZADORES, INDICAÇÃO DE ACESSO AO ANEL-VIÁRIO, bem como SINALIZAÇÃO em todo o trecho de declive geomorfológico; estendendo-se até o balneário Xixá, localiza-do próximo a serra. (que por vez, oferta perigo para aos que lá freqüentam) para que se evitem tantos acidentes trágicos como os que vem atualmente ocorrendo. Os abaixo-assinantes se identificam também pelo seu RG e clamam por urgentes providências do que ora requerem




PROFESSOR MORRE ATROPELADO NA ENTRADA DE BERTOLINIA.

Outro fato que chamou a atenção da população foi à morte de um professor atropelado na entrada da cidade.

Leia a noticia do blog.

Não sei ainda muito sobre o ocorrido, mas posso adiantar que o Professor Samuel Assis de Brito foi atropelado nas proximidades da sua cidade, Bertolínia, por uma carreta por volta de 14h00 da tarde desse Domingo, 31/07/2011.

O caminhoneiro não parou para socorrer o professor que faleceu na hora e foi encontrado horas depois por seu irmã que vinha de Teresina com três amigos e viu o corpo no chão a principio não reconheceu que era o seu irmão, pois ele estava de bruços, mas mesmo depois de virarem o corpo não foi possível reconhecer quem era já que o corpo da vitima estava deteriorado devido a batida. Só ao pegar os documento que seu irmão, Marcelo, descobriu que o corpo era do seu irmão. A moto que pegou fogo e ficou em cinzar.

Ainda segundo minha fonte o SAMU já pegou o corpo do professor e levou para o hospital de Bertolínia. Acredito que o mesmo vinha da cidade de Floriano na moto da sua namorada. O responsável pelo atropelamento foi encontrado na cidade de Canavieira.

Repito essa informação é temporária, pois estamos esperado mais informações da redação de Bertolínia!


» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

Tags: Carta ao Estado - ladeira do Xixá

Fonte: ojuaraxd.com  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade