Portal NOticias de Uruçui

Jardins de Manuella
Imagens marcantes do ano

RETROSPECTIVA. Acompanhe os 'principais fatos' que marcaram Uruçuí em 2011

Publicada em 30 de Dezembro de 2011 às 13h44


Os principais fatos de 2011 em Uruçuí Os principais fatos de 2011 em Uruçuí RETROSPECTIVA 2011

» Siga-nos no Twitter
O portal Noticias de Uruçuí traz com exclusividade uma retrospectiva dos principais fatos que marcaram o ano de 2011 no município de Uruçuí. Nossa redação preparou um resumo dos acontecimentos mais comentados e mostra aqui como foi o ano que entrou para a historia do município como o mais polemico e surpreendente de Uruçuí.
Acompanhe mês-a-mês as principais noticias.


JANEIRO:

Dia 18 de Janeiro



No dia 18 de janeiro muita gente, lotação geral e muita sensualidade nos dois palcos, com as dançarinas das bandas Aviões do Forró e Garota Safada que arrastaram uma verdadeira multidão para seus shows em Uruçuí. Com a combinação dos promotores das duas festas em realizar um show de cada vez o publico foi quem saiu no lucro e viu os dois shows.
Após o show da Garota Safada foi à vez do cantor Paulynho Paixão que cantou até as 06h00min da manhã.

Dia 19 de Janeiro


O dia 19 de janeiro a Polícia Federal iniciava às 5 horas da manhã a Operação Geleira com objetivo de prender de e gestores envolvidos em irregularidades. A cidade ficou impressionada com a operação, que gerou muitas mudanças na policia local.

Dia 27 de Janeiro



OJornal Nacional na sua edição de 27/01/2011, mostrou a situação da saúde e educação da cidade de Uruçuí. Na reportagem foram mostradas entrevistas com pessoas da cidade falando da situação da saúde e educação no município, que diziam está ruim.


FEVEREIRO

Dia 10 de Fevereiro

No inicio do mês de fevereiro o prefeito de Uruçuí anunciava no final da tarde do dia 10 o nome de seus novos secretários. Os novos gestores eram Bentem de Soares Neto (Saúde), Ana Patrícia na Secretaria de Ação Social e João Carlos na secretaria de Infra-Estrutura. Era o começo de novas mudanças na atual gestão.

Dia 12 de Fevereiro

Um acidente envolvendo uma moto e uma caminhonete na noite do sábado dia 12/02, acabou em tragédia em Uruçuí. O jovem professor Felix Valuar Martins, conhecido como Sampila, 27 anos, do Povoado Canafístula, zona rural da cidade de São Felix de Balsas-MA, bateu a moto em que andava e morreu. O fato comoveu a população da cidade.

Dia 14 de Fevereiro


Com exclusividade o portal Noticias de Uruçuí mostrou os detalhes da sessão plenária da Câmara de vereadores de Uruçuí que realizou na manhã do dia 14 de fevereiro a reuniões em que era pedido o Impeachent (cassação) do prefeito Valdir Soares. O plenário da casa ficou completamente lotado e o denunciante era o ex-secretario de governo da atual gestão, Dr. Joarez Maia sobrinho, que rompeu em setembro de 2010. Após isso foi criadda uma CPI para invstigar o prefeito e por razões judiciais a mesma ficou parada até o final de 2011.


MARÇO

Dia 02 de Março

O prefeito de Uruçuí Valdir Soares mudava novamente o gestor da Secretaria de Saúde, no dia 02 de março assumia a pasta a Dentista Drª. Ângela Cristina Santana Sousa, 27 anos, solteira e filha da conhecida empresaria Gesilda Santana. Naquele dia a outra noticia era de que o prefeito acabava de contratar mais um medico para o PSF.

Dia 06 de Março

A população de Uruçuí e Benedito Leite ficou transtornada com a morte da aposentada Sebastiana Ferreira, 72 anos, que morreu dia 06 de março vitima de queimaduras após confundir gasolina com óleo quando abastecia uma lamparina. O fato aconteceu na residência da mesma no povoado Riacho Fundo, zona rural da cidade de Benedito Leite.

Dia 22 de Março


A crise que afetava o município de Uruçuí gerava uma reação nos empresários e comerciantes de Uruçuí e acabou provando a criação do movimento ?URUÇUI REAGE?, que realizava reuniões, e na manhã do dia 22 de março a população foi ás ruas para uma manifestação histórica. Era o movimento popular ?URUÇUÍ REAGE?, que não durou por muito tempo.


ABRIL

Dia 05 de abril

Um acidente durante à tarde do dia 05 de abril na estrada que liga Uruçuí a Antonio Almeida tirou a vida do jovem Eraldo Moura, vendedor da empresa Cajueiro Motos de Uruçuí, que andava numa moto e colidiu de frente a uma caminhonete vermelha e teve morte imediata. Apesar de está usando capacete a vitima não resistiu.

Dia 13 de abril


Vindos diretamente de São Paulo para Uruçuí uma equipe da Rede Globo esteve na cidade com o objetivo de mostrar o desenvolvimento da região através da agricultura moderna. O repórter da Rede Globo Ivaci Matias foi enviado exclusivamente para o município para acompanhar o trabalho e produzir a reportagem, Ivaci Matias visitou a redação do Portal Noticias de Uruçuí e conversou com Jackson Coelho sobre a reportagem.

Dia 16 de abril

Os irmãos uruçuienses Adão Carlos de Siqueira Campos e Rinaldo Carlos de Siqueira Campos chegaram a Uruçuí no inicio da tarde do dia 16 de abril a Uruçuí após alguns anos distante da sua terra.
A reportagem do Portal Noticias de Uruçuí acompanhou os filhos da terra que chegaram de avião. Adão Carlos, reside em Teresina, já Rinaldo Siqueira Campos reside em Brasília há muitos anos e é um dos grandes empresários bem sucedidos do distrito federal. Adão chegou a lançar seu nome como pré-candidato a prefeito de Uruçuí, esteve outras vezes na cidade, mas depois retirou seu nome da pré-candidatura.


MAIO

Dia 1º de Maio

Duas pessoas muito conhecidas em Uruçuí faleceram na cidade, o primeiro foi o ex-vereador de Uruçuí Gabriel Reis, muito conhecido porque foi o primeiro fotografo da cidade, o outro foi o funcionário da prefeitura de Uruçuí conhecido como Moacir da Aldenora. Moacir da Gurita, como também era conhecido, faleceu vitima de um câncer na garganta, ele já vinha lutando contra a doença há muito tempo e seus médicos haviam lhe comunicado que devido ao cigarro, ele deveria para de fumar.

Dia 21 de Maio

Em se tratando de milagres, nossa reportagem registrou um fato depois do meio dia do sábado dia 21 de maio em Uruçuí. O veiculo Peugeot, preto, que ia de Uruçuí ao Povoado Ponte por volta das 12h20min saiu da pista e virou varias vezes e só parou porque bateu em um declínio.
Acredite, no carro estavam seis pessoas, o motorista Marcos Dione Leite, 25 anos, residente no bairro Areia em Uruçuí, um colega seu, um casal e duas crianças. Todos estavam sem cinto de segurança e milagrosamente não tiveram nada.

Dia 24 de Maio


Na terça-feira dia 24 de maio acontecia a inauguração da sede própria (Redação) do Portal Noticias de Uruçuí. Com a presença de autoridades e representantes de entidades locais, o Editor Executivo do NU, Jackson Coelho, fez o descerramento da fita inaugural e apresentou os números de acesso do site, e também a equipe que compõe a redação, na oportunidade foi mostrado um pequeno documentário que fala da história do Editor, relatando seus primeiros passos na carreira da comunicação, inicio dos primeiros trabalhos no rádio, como promotor de eventos e das atividades como jornalista até os dias atuais.

Dia 25 de Maio

O vice-prefeito de Uruçuí Elmar Leitão de Carvalho foi empossado no lugar de Valdir Soares na prefeitura do município. O ato aconteceu após ser votado o Decreto Legislativo apresentado em sessão extraordinária na manhã da quarta feira dia 25 de maio na Câmara de Vereadores. Era a quarta vez que Elmar Leitão assumia a prefeitura.


JUNHO

Dia 1º de Junho

O festejo de Santo Antônio foi aberto às 5 da manhã do dia 1º de junho com muita animação e fartura, onde os populares participavam de uma alvorada com queima de fogos e as após aconteceu um café comunitário que já é uma tradição naquele festejo todos os anos, que iniciou com a benção presidida pelo Pároco, Frei Batista, e contou com a presença de muita gente da comunidade de Uruçuí que se servirão do delicioso banquete.

Dia 08 de Junho

Ainda no inicio de junho uma equipe do Detran de Teresina e agentes do Strans de Uruçuí fizeram uma Operação que resultou na apreensão de mais de 80 motos irregulares. Os fiscais fizeram duas grandes blitz na cidade e recolheram varias motos que circulavam de forma irregular.
A população começava a manifestar sua revolta com a atitude do Detran, por outro lado começa uma época de tranquilidade em relação aos acidentes de transito no município.

Dia 18 de Junho



No sábado dia 18 de junho dezenas de pessoas de Uruçuí que residem na cidade de Brasília ? DF, se reuniram em mais uma festa dos filhos da terra que já acontece em sua quarta edição. A festa aconteceu no Taguaparque, em Taguatinga, e foi marcada por muita animação e alegria de muitas pessoas de Uruçuí, alguns que residem na cidade e outros que se deslocaram da cidade de Uruçuí em um ônibus com mais de 35 pessoas direto para a festa. O prefeito de Uruçuí, anfitrião da festa, foi bem recebido pelo publico e fez questão de cumprimentar todos os participantes da festa. A festa teve cobertura especial do Portal Noticias de Uruçuí, através do jornalista Jackson Coelho, que esteve presente no evento.


JULHO

Dia 11 de Julho

Morreu no dia 11 de julho em Uruçuí o irmão do vereador Geraldo Filho, o motorista João Batista Guedes Franco, 44 anos, era casado com Orlândia Maria Almeida Rocha e tinha três filhos. Dieloiá, como era mais conhecido, estava no hospital de Uruçuí tratando de assuntos particulares com a direção do órgão quando caiu no chão e foi logo socorrido, mas não resistiu e morreu na hora. Ainda segundo parentes da vitima, o mesmo pode ter morrido de infarto.

Dia 14 de Julho

No dia 14 de julho o prefeito de Uruçuí Valdir Soares juntamente com secretários e lideranças políticas fizeram a entrega do primeiro lote de cartões do programa Renda Família. O gerente da Caixa Econômica de Uruçuí, Francisco Veloso e a Secretária da Ação Social, Ana Patrícia, entregaram os primeiros cartões e do programa que visa beneficiar 300 famílias que foram cadastradas, sendo que na primeira etapa foram entregues apenas 73 cartões. Cada família beneficiada irá receber da prefeitura R$ 80 reais por mês.

Dia 15 de Julho



Na abertura da Urufolia 2011 que aconteceu na noite do dia 15 de julho o cantor baiano Netinho, famoso em todo o Brasil, foi à atração mais esperada da noite e também do evento.
O que não faltou foi animação, visto que a expectativa em torno da apresentação do artista era grande. Com a chegada dos blocos o publico caiu na folia com muita euforia. Algumas autoridades estiveram presentes nos camarotes, alem de muitos uruçuienses que há algum tempo não aparecia na cidade.


AGOSTO

Dia 08 de Agosto

Foi realizada na manhã do dia 08 de agosto no auditório da UAPI uma reunião com várias autoridades do município para discutir os últimos problemas relacionados ás blitz comandadas pela policia. A reunião foi convocada pelo Prefeito Valdir Soares e teve a presença do então Delegado de policia civil, Leonardo Brito Barreto, os vereadores Sérvulo Carvalho, João Caçula, Edivaldo de Lima e Cilton Miranda.

Dia 09 de Agosto

Faleceu por volta das 04h30min da manhã do dia 09 de agosto a senhora Luiza Ribeiro dos Santos, 107 anos e que era a mulher mais velha de Uruçuí. Dona Luiza residia na Rua Tomas Pearce, no bairro Água Branca, ao lado do estádio Marrecão.
Ela que foi descoberta pelo Portal Noticias de Uruçuí há aproximadamente quatro anos atrás e aqui foi motivo de matéria por três vezes. Dona Luiza Ribeiro tinha 06 filhos, mais de 40 netos e mais de 100 bisnetos. Ela está sendo velada em sua residente e será enterrada nesta quarta-feira dia 10 de agosto.

Dia 24 de Agosto
Foi a decisão da Justiça que cassou o mandato do prefeito de Uruçuí, Valdir Soares da Costa. A sentença se refere ao processo Nº. 4512010 que foi aberto no dia 04 de novembro de 2010 requerido pelo Ministério Publico por improbidade administrativa na gestão do réu.
A partir dessa decisão começava um jogo de Liminares e Mandados de Segurança entre para reverter o caso.


SETEMBRO

Dia 04 de Setembro








No dia 04 começava uma vasta programação que marcou as festividades de aniversario da cidade, foi uma semana de festividades que contou com inaugurações de obras municipais e federais, shows, cerimonias e o desfile de 7 de setembro. O Samu ganhou novas instalações, escolas foram reformadas e o Programa Luz para Todos começava a chegar na zona rural do município.

Dia 17 de Setembro

Morreu na madrugada do dia 17 de setembro um dos mais conhecidos e queridos empresários de Uruçuí. Morria de acidente Sebastião Silva Freitas, o conhecido ?Silva? da Papelaria, dono da Papelaria arco-íris, que sofreu um acidente na estrada entre Uruçuí/Ribeiro Gonçalves.
Silva tinha 43 anos, era esposo de Luciane Silva, era filho de José Ribamar Freitas e Irene Silva Freitas e era pai de uma filha ainda menor de idade. A morte de Silva foi um dos fatos mais lamentados pela população de Uruçuí.

Dia 24 de Setembro

No sábado dia 24 de setembro acontecia uma grande movimentação de lançamento do ?PMDB Jovem' e o 'PMDB Mulher? e a chegada do ex-prefeito Chico Filho, que voltava a reativar suas atividades politicas no município. A convenção aconteceu no final da manhã no clube da Maçonaria e contou com a presença da Dep. Ana Paula (irmã de Chico Filho), do prefeito de Bertolinia, Zé Nordeste, do presidente diretório municipal do PMDB, Vereador Osmar Alexandre, do presidente da Câmara Sérvulo Carvalho e outros simpatizantes, filiados, representantes de outros partidos e curiosos.


OUTUBRO:

Dia 23 de Outubro

Aconteceu em Uruçuí no domingo dia 23 de outubro a 4ª Caminhada pela Paz. O evento já tradicional promovido pela Paroquia de Uruçuí reuniu uma multidão que saiu pelas principais ruas da cidade com muita animação e consequentemente paradas em pontos estratégicos. Ao termino, a caminhada seguiu com muito fervor e ao comando do missionário João Pires e Everaldo Nunes na Praça Santo Antonio.

Dia 24 de Outubro


Um dos maiores sonhos da população uruçuiense se concretizou no inicio da tarde do dia 24 de outubro, dia em que foi inaugurada a Ponte que liga a cidade de Uruçuí a Benedito Leite ? MA. A solenidade contou com a presença do governador do Wilson Martins, do prefeito Valdir Soares e do deputado federal Júlio Cesar, um dos responsáveis pela Emenda parlamentar que contribuiu na construção da ponte e também o senador Wellington Dias, foi feito o descerramento da placa e da fita inaugural da Ponte que liga a cidade de Uruçuí a Benedito Leite.
O evento ocorreu na própria ponte com um sol bastante quente e temperatura de 41graus, e também contou com a presença dos principais deputados que foram votados na cidade.

Dia 27 de Outubro

No dia 27 de outubro pela primeira vez era lançado o nome de duas pessoas vindas de famílias simples e de origens não tradicionais da politica como pré-candidatos a prefeito de Uruçuí.
Era os jovens do PHS de Uruçuí que chegavam propondo uma nova mentalidade na politica local. Neste dia foi lançado os nomes de Jackson Coelho e Ildemar Ferreira (Sêca), como pré-candidatos pelo partido, onde quem dos dois se saíssem melhor nas pesquisas seria escolhido o candidato a prefeito e ou segundo colocado iria concorrer a uma vaga na Câmara.


NOVEMBRO:

Dia 03 de Novembro

No inicio de novembro a polícia civil de Uruçuí deflagrou uma Operação que fazia buscas no Cartório, mas não encontrou nada, segundo o foi constatado pela própria justiça. O então delegado, Leonardo Barreto fez as buscas autorizadas pelo juiz Marcelo Mesquita. A operação contou com policiais civis do SOE (Suporte de Operação Especial), e policiais da Entorpecentes de Teresina.

Dia 08 de Novembro

No dia 03 de novembro foi publicado uma decisão da justiça sobre o processo de cassação do prefeito de Uruçuí que por falha dos seus advogados que não pagaram as custas processuais cultminou numa crise politica no município. O Desembargador Relator Haroldo de Oliveira Rehem, proferiu decisão no sentido de negar conhecimento ao recurso de apelação, considerando-o manifestamente inadmissível, nos termos do artigo 91,VI, do regimento interno do Tribunal combinado com o artigo 511 do código processual civil brasileiro.

Dia 24 de Novembro

Uma tragédia no inicio da tarde do dia 24 de novembro tirou a vida do pedreiro Gustavo Pereira de Mendonça, 41 anos, que residia no bairro Vaquejada em Uruçuí. O acidente foi próximo da cidade de São Raimundo das Mangabeiras-MA, onde Gustavo caiu de moto e morreu a caminho da cidade de Balsas, onde havia sido encaminhado pelos médicos.
Gustavo Mendonça era casado e tinha 04 filhos. Ele era o terceiro filho mais velho numa família de 09 irmãos, era evangélico da Igreja Assembleia de Deus Missão e seus pais são: David Pereira de Mendonça e Nilce Simplício de Mendonça.


DEZEMBRO:

Dia 08 de Dezembro

Em uma cerimonia de grande importância, autoridades, políticos e populares participaram da no dia 08 de dezembro da inauguração da sede do prédio do TRE de Uruçuí, onde passava a funcionar a 14ª Zona do Tribunal Regional Eleitoral.
O evento contou com a presença do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, Desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, do Juiz substituto da 14ª Zona, Dr. Raimundo José e da Diretora Geral do TRE, uruçuiense Silvani Maia Resende de Santana e Sandra Maria Santos, Chefe da 14ª Zona Eleitoral.

Dia 17 de Dezembro

A orquestra Sinfônica de Teresina realizou no dia 17 de dezembro em Uruçuí um grande Concerto Especiais de natal. A apresentações foi na Igreja Nova de São Sebastião no bairro Malvinas de Uruçuí. O concerto contou com a participações especiais de Edivan Costa (Tenor), Luana Campos (Soprano) e o Regente Maestro, Aurélio Melo, abrilhantando ainda mais o evento com suas vozes em interpretações acompanhadas pela Orquestra. O projeto contou com o apoio do Deputado Fabio Novo (PT), que esteve presente no evento.

Dia 25 de Dezembro

O natal deste ano foi marcado pela festa promovida pelo ex-prefeito de Uruçuí, Francisco Donato, o Chico Filho, que através do evento anunciada sua volta para o município como pré-candidatura pelo PMDB a prefeito nas eleições de 2012. A festa contou com a presença da Dep. Ana Paula, seu irmão Zé Nordeste (Prefeito de Bertolinia) e distribuiu dezenas de valiosos prêmios.


Tags: principais fatos - retrospectiva 2011

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade