Portal NOticias de Uruçui

Clinica ISO topo
Francisco Costa viu a reforma

Secretário de Saúde do Estado visita Uruçuí e vai ao Hospital Regional

Publicada em 01 de Setembro de 2015 às 05h30


Secretário Francisco Costa no Hospital Secretário Francisco Costa no Hospital O Programa Amigos do Peito já iniciou o atendimento às mulheres no interior do Piauí. Chegou neste inicio de semana à cidade a carreta do programa ao município de Uruçuí, onde permanece até o dia 5 de setembro, atendendo também os município de Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Baixa Grande do Ribeiro. A meta é realizar 240 exames de mamografia.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

?Para realizar o exame é importante que a paciente procure a unidade de saúde, para que o seu médico faz o encaminhamento do exame e juntos, Estado, sociedade e cada mulher, não deixemos nenhum caminho livre para o câncer?, disse o secretário Francisco Costa.

"Em Uruçuí, com a equipe do Hospital. Satisfeito em ver que a primeira etapa da reforma já foi entregue. Acolhimento, atendimento humanizado e uma equipe integrada para oferecer uma assistência de qualidade à população do município", disse ainda o Secretário estadual de saúde.

Quem tambem esteve acompanhando Francisco Costa foi o empresário Zé Humberto, que é conterrâneo do mesmo. "Em visita a nossa querida Uruçui, o secretário de Estado da Saúde, Dr. Francisco Costa, ex conterrâneo, nos deixou esperançosos em relação a saúde de Uruçuí, é prioridade do governador colocar a saúde de nossa cidade no seu devido lugar, aqui nós queremos que atenda Uruçuí e região, seja um modelo de atendimento. Aproveitou para visitar a Upa, que poderá ser transformada em uma policlínica, Ceir e o prédio da Regional, onde pediu urgência na conclusão da obra, ele foi bem enfático, o recurso já está disponibilizado, enfim, parabinizou o Diretor do hospital e sua equipe pelo seu trabalho na frente do hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde. Fez também o convite para o lançamento da Carreta, com o programa amigos do peito", disse Humberto.

Programa pelo estado
Como nos territórios Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras não houve nenhum registro de exame realizado no ano de 2014, a Secretaria de Estado da Saúde priorizou iniciar o roteiro de atendimento por esses territórios. Os primeiros atendimentos estão sendo realizados durante esta semana nos municípios de Colônia do Gurguéia, Alvorada do Gurguéia, Elizeu Martins e Manoel Emídio.

As carretas irão percorrer o Piauí com oferta de exames de mamografia voltado prioritariamente para mulheres entre 50 e 69 anos. O Programa visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o Estado.

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Piauí. A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de mama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.


Por: Allana Sousa
Tags: Secretário - Hospital

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade