Portal NOticias de Uruçui

Clinica ISO topo
Jogos Olímpicos de Londres

Seleção Brasileira vence as favoritas de virada, é bicampeão no vôlei

Publicada em 11 de Agosto de 2012 às 16h48


A Seleção Brasileira feminina de vôlei completou sua campanha heróica nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 conquistando a medalha de ouro neste sábado. Depois de correr o risco de ser eliminado na primeira fase do torneio, o time embalou na competição, superou seus maiores fantasmas dos últimos anos e garantiu o bicampeonato olímpico ao derrotar os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 11/25, 25/17, 25/20 e 25/17. O bronze foi para o Japão, que derrotou a Coreia do Sul.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

O resultado deste sábado repete o da final das Olimpíadas de Pequim-2008, em que o Brasil conquistou seu primeiro ouro no vôlei feminino derrotando justamente as norte-americanas na decisão, também por 3 sets a 1.

Desde então, no entanto, os Estados Unidos foram os principais algozes da Seleção em competições internacionais. Nas últimas três edições do Grand Prix, as norte-americanas ficaram com o ouro, deixando a prata com o Brasil, dono de oito títulos da competição.

Na campanha do ouro em Londres-2012, o time comandado por José Roberto Guimarães superou ainda outro fantasma: a Rússia. Derrotada pela equipe europeia no tie-break nas últimas duas decisões do Campeonato Mundial, a Seleção salvou seis match points nas quartas de final e venceu as russas por 3 sets a 2.

Mas a trajetória brasileira nas Olimpíadas teve mais momentos dramáticos. O Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul na fase de grupos e chegou à última rodada correndo o risco de ser eliminado, mas conseguiu a vaga nas quartas de final graças a uma combinação de resultados.

A partir daí, a Seleção embalou. Conseguiu a vitória sobre a Rússia no tie-break e não encontrou problemas para passar pelo Japão na semifinal. Na decisão deste sábado, o primeiro set mostrou um Brasil apático e com muitos erros, mas os demais tiveram um time vibrante e eficiente, que derrotou as líderes do ranking mundial para conquistar o bicampeonato olímpico.

O ouro deste sábado é ainda mais especial para o técnico José Roberto Guimarães, que se tornou o primeiro brasileiro tricampeão olímpico. Ele subiu ao lugar mais alto do pódio comandando o time masculino em Barcelona-1992 e o feminino em Pequim-2008.

Tags: Jogos Olímpicos - vôlei - bicampeão

Fonte: gazetaesportiva  |  Publicado por:
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade