Portal NOticias de Uruçui

Seja um consultor Hinode1
Uso do dinheiro público

VEJA: Lista do TCU tem ex-prefeito de Uruçuí e até deputado estadual

Publicada em 22 de Junho de 2010 às 21h07


Ilustrativa Ilustrativa O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou uma lista com 4.922 gestores públicos considerados inelegíveis, dentre este nomes na lista, 386 são somente do Piauí. O Estado do Piauí é o sexto com maior número de ex-políticos que tiveram suas contas rejeitadas.

Segundo o TCU, esses gestores usaram mal uso do dinheiro da União em convênios de estados e municípios com entidades federais. O líder nacional neste ranking é o Maranhão quase o dobro dos nomes piauienses (728).

Entre ex-prefeitos e atuais prefeitos são quase 200 nesta situação. Na lista também aparecem dois ex-deputados estaduais e um deputado com mandato em andamento, o deputado Roncali Paulo (PSDB). Os demais eram servidores públicos de prefeituras e teriam cometido erros nas prestações de contas, ou servidores de instituições do governo Federal.

Deputado Roncali Paulo (PSDB)

Além do deputado Roncali Paulo, outros nomes bastante conhecidos e que constam na lista são: Felipe Santolia, ex-prefeito de Esperantina; Auricélio Ribeiro, ex-prefeito de Jurema; César Melo, ex-prefeito de Campo Maior e ex-deputado estadual; Eliete Fonseca e Elvira Raulino, ambas ex-prefeitas de Altos; João Falcão Neto, ex-prefeito de Cristino Castro; José Ribamar Pereira, ex-prefeito de Barras; Reginaldo Correia da Silva, ex-prefeito de Guaribas; Meriam Ohana, ex-presidente da Cepisa; e Valdeci Cavalcante, ex-presidente regional do DEM.

Conforme a nova regra apontada pela Lei da Ficha Limpa, eles podem estar inelegíveis já que foram considerados culpados, ao menos pelo TCU, por crimes como improbidade administrativa. Muitos dos cargos que ocupavam eram sob indicação política, portanto, alguns podem ter alguma pretensão de candidatura este ano.

A declaração de inelegibilidade desses gestores é competência exclusiva da Justiça Eleitoral. A relação somando todos os estados brasileiros soma cerca de cinco mil nomes.

Veja alguns nomes gestores ou ex-gestores de cidades vizinhas identificados na relação do TCU:

DA CIDADE DE URUÇUÍ: EX-PREFEITO GOETHE ROMMEL MARTINS COELHO
DE RIBEIRO GONÇALVES: EX-PREFEITO LÚCIO BORGES RIBEIRO FORMIGA.
DE BENEDITO LEITE: GIL BARROS NETO.
DE ANTÔNIO DE ALMEIDA: ANTÔNIO SARAIVA TORRES E MARIA JURACI FERREIRA
DE MANOEL EMÍDIO/PI: INÁCIA LEAL MOREIRA SOUSA
DE BAIXA GRANDE DO RIBEIRO/PI: JOSÉ MARTINS SILVA
DE MARCOS PARENTE/PI: MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA DO CARMO



Fonte: http://tse.jus.br/internet/contas_publicas/arquivo/tcu/contasJulgadasIrregulares.pdf e PortalAZ
Edição: Gleydson Coelho
gleydsonpi@gmail.com




» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

Tags: lista do TCU - ex-gestores

Fonte: PortalAZ  |  Publicado por: Redação Uruçui
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade