Você está navegando por: Notícias Local
Assine o nosso Feed de Local

Veja quem de Uruçuí está na lista dos "ficha suja" do TCE do Piauí

Publicada em 06 de Julho de 2010 às 21h45 Versão para impressão


Elmar, Chico, Wagner, Espírito e Osmar Elmar, Chico, Wagner, Espírito e Osmar
Na lista tem o ex-prefeitos, vereadores, ex-secretários e políticos conhecidos na cidade.
Foi divulgada hoje (06/07) quatro listas com com nomes de gestores e ex-gestores que tiveram as contas reprovadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A lista foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí, e será com ela que o pleno do TRE vai julga a Lei na Ficha Limpa no Piauí, dos 323 candidatos que concorrerão às eleições de 2010.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

Uma lista tem as PRESTAÇÕES DE CONTAS DOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS PERÍODO DE JULGAMENTO: 25/06/02 A 25/06/10 e outras três as PRESTAÇÕES DE CONTAS DE SECRETARIAS, ÓRGÃOS, ENTIDADES, HOSPITAIS E UNIDADES MISTAS DE SAÚDE DAS ADMINISTRAÇÕES ESTADUAL E MUNICIPAL PERÍODO: 25/06/2002 A 25/06/2010.

Imagem de parte da lista do TCE

Nessa lista aparecem nomes de ex-gestores de órgãos públicos da cidade de Uruçuí. Entre esses nomes podemos citar os ex-prefeitos Francisco Donato Linhares Araújo Filho, Maria do Espírito Santo Bringel e Elmar Leitão de Carvalho; o ex-secretário de saúde Francisco Wagner Pires Coelho e o vereador Osmar Alexandre Moreira.

Os candidatos poderão se tornar inelegíveis caso seu nome esteja entre os da lista. O presidente do TRE, desembargador Raimundo Eufrásio disse que essa lista vai ajudar no julgamento das candidaturas. “A Lei da Ficha Limpa será cumprida rigorosamente no Piauí”, destacou.

Imagem de parte da lista do TCE

Veja os nomes dos ex-gestores de órgãos em Uruçuí que estão na lista:

Ana Patrícia de M. Soares e Silva
Eliana Maria Guerra Pires de Carvalho
Elmar Leitão de Carvalho
Ernani Pires de Carvalho Filho
Francisco Donato Linhares Araújo Filho
Francisco Wagner Pires Coelho
José Ribamar Feitosa dos Santos
Maria do Espírito Santo Bringel
Mário Sérgio Cruz Sá
Nilza Machado Becker
Osmar Alexandre Moreira
Mairton José de Alencar Fortaleza
Ruy César Barros Coelho



Fonte: TRE e cidadeverde.com
Edição: Gleydson Coelho
gleydsonpi@gmail.com
Palavras-chaves: TCE - gestores - 'ficha suja
Fonte: da redação  |  Edição: Redação Uruçui

Comente através do Facebook


Veja também

Comentários (19)

  • 01/08/2010 às 12h08

    MOVIMENTO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO VOTO ? MONAV Na luta contra a fraude e a corrupção eleitoral VOTE BEM - OS DEZ NÃOS 1º - Não deixe de votar, valorize o seu voto 2º - Não vote contrariando a sua opinião, o seu voto é secreto 3º - Não vote para contentar parentes ou amigos, escolha o melhor candidato 4º - Não venda o seu voto, garanta a sua liberdade de escolha 5º - Não troque o seu voto por favores, o seu voto é livre e soberano 6º - Não vote sem conhecer a capacidade e o programa do candidato 7º - Não vote sem conhecer a competência e o passado do candidato 8º - Não vote sem conhecer o caráter do candidato, o seu voto merece respeito 9º - Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto, use de sua firmeza 10º - Não vote em candidato com Ficha Suja, deve ser Ficha Limpa ESCOLHA BEM NA HORA DE VOTAR www.monav.com.br

    Movimento Nacional Pela Valorização do Voto-MONAV, Moji das Cruzes-SP
  • 12/07/2010 às 19h46

    SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM MEU IRMÃO.

    CARLOS, Uruçuí-PI
  • 09/07/2010 às 15h29

    Caro Cavalcante Neto, como você escreve ruim! Seu texto não tem nexo, é prolixo! Você precisa, imediatamente, fazer um curso de redação! Um aviso: não foi o TCE que tratou da inegibilidade dos gestores que têm a ficha suja! Foi o legislador originário, o qual determinou que todos aqueles que tenham as suas contas reprovadas por irregularidade insanável são considerados inelegíveis! O TCE apenas julgou as contas, Doutor! Outra coisa, Caro Advogado caro, o doutor Valdir nunca usou dos meios de comunicação para agredi-lo. Por que é que você o agride desta forma? Se você tem alguma coisa contra ele, procure os meios legais para denuncíá-lo! Não fica bem para um advogado ficar emitindo opinião estapafurdia. O que você faz vai de encontro ao Estatuto da Ordem dos Advogados! Ah! Pelo amor de Deus, o nome de Rui Barbosa merece respeito! Até a proxima!

    Vagner, Brasília-DF
  • 09/07/2010 às 12h58

    Vixe, Cavalcante... Falou bonito, e com toda razão! Foi um tapinha com luva de pelica. Querido, você sabe que a-d-o-r-o você. NUNCA, NUNCA lhe criticaria... Foi só um comentário meio bobo que fiz (culpa do maravilhoso vinho chileno que estava aqui, bem na minha frente, 'dando sopa'). Sei, sim, da sua competência, posso até atestar, pois você sempre advogou minhas causas em Uruçuí, e sempre ganhamos. Adoro você, viu, amigo? De verdade, de coração. E até agora estou aguardando seu telefonema para a gente conversar, quando estiver aqui. Beijão no coração.

    Fabiana, Teresina-PI
  • 08/07/2010 às 23h13

    Se fosse só nessa lista suja que o Chico Filho está... Tem outras mil...Mas o poder dos q nada deram a população é passageiro e nada representarão para sociedade... Não serão nem lembrados mais...Será o soproooooooooo... E já eram...

    Conceição Silva, Bertolínia-PI
  • 08/07/2010 às 21h54

    Carlos Henrique compre um dicionário para não cometer um grave erro outra vez, peço é escrito com ç e não dois ss.

    Paula santos , Arraial-PI
  • 08/07/2010 às 21h52

    O Uruçuí merece ta passando por todo essas turbulencias na administração publica, porque a maioria dos "COMENTARISTAS" são dos 2 lados e so pensam em "MAMAR" com o dinheiro que não é digno com trabalho onesto e tem inveja de quem ta "MAMANDO". KKKKKKKKKKK

    José Magalhães, Jateí-MS
  • 08/07/2010 às 19h57

    Insisto em meu comentário. O TCE não tem competencia para tratar de inelegibilidade, o mesmo é apenas de esfera administrativa e aos que me criticam respondo: Até a presente data não tenho entre meus clientes qualquer um dos citados na, insisto, "lista suja"do TCE e não implica que os mesmos são inelegiveis. Caro vagner, copiar a lei em em seu teor não é interpretá-la, nem sempre o que está escrito é Lei, há o contráditório, insisto, Agenor vai procurar um comparsa do PT para agredir e não esqueça que seu ilustre ex-governador (w.dias) está ameaçado de não ser considerado candidato apto pois o mesmo foi condenado por dois colegiados(TRE E TSE) e seu prefeitnho (que lhe deu um pipão), no andar da carruagem não vai ficar inelegível e sim preso. Quanto à condenação e a Liminar que o Sen. Heraclito Fortes consegui isto somente ratifica meu comentário, a lei é passivel de mudanças e de interpretações, para quem não estudou o Direito quero alertá-los que uma das suas formas de interprteção não é só a hermeneutica mas também os costumes, jurisprudência, doutrina etc. Um alerta aos que me criticam como Advogado, jamais perdi uma causa no ambito da Justiça Eleitoral, sem falsa modéstia, e se tivesse perdido digo a vocês (criticos desmiolados) não seria o primeiro Advogado a quem aconteceu tal fato. Rui Barbosa (águia de Haia) começou sua carreira jurídica com um estrondoso fracasso e a partir dai passou a estudar mais, e mais e mais. Vagner, copiador das leis, meus clientes não podem morrer pois o Direito não perece e sim quem o administra. Senhores internautas aqui não é um site ou portal onde se discute o Direito em seu inteiro teor e sim onde colocamos nossas opiniões, se erradas ou certas o futuro nos dirá. Espero que os comentários, favoráveis ou contra, sejam postados com nomes e e-mails verdadeiros para que possamos discernir que os está fazendo. Não sou o dono da verdade e do Direito, apenas sigo o que entendo como certo. Carissíma Fabiana jamais me ofenderei com o que vc. comentar ou me criticar, todas as criticas que recebo as considero construtivas pois a partir delas crio mais animo para estudar e tentar aprender.

    José Cavalcante Neto, Uruçuí-PI
  • 08/07/2010 às 14h56

    TEM CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA QUE PESSOAS SE PREJUDICAM DEVIDO A PREFEITOS " INRRESPONSÁVEIS ", ISSO MESMO, POIS NO CASO DA DONA NILZA BACKER E DO DR. MÁRIO SÉRGIO, ESTÃO NESTA LISTA DEVIDO AOS PREFEITOS QUE ELES TRABALHARAM, NO CASO CHICO FILHO E ELMAR, POIS ELES DOIS FORAM OS MELHORES SECRETÁRIOS DE SAÚDE QUE URUÇUÍ JÁ TEVE EM TODA A SUA HISTÓRIA.

    ANGELA NOGUEIRA, Uruçuí-PI
  • 08/07/2010 às 10h50

    É, meu amigo Cavalcante... Tem que estudar um pouquinho mais antes de dar seu "parecer", pois um comentário equivocado compromete sua competência como advogado. Desculpe, quis apenas dar minha opinião de humilde leiga. Zangue comigo não, pois gosto demais de você, viu?

    Fabiana, Teresina-PI
  • 08/07/2010 às 06h40

    SEMPRE FOI UMA PRÁTICA DO NOBRE ADVOGADO CAVALCANTE NETO, ESTAR E CONTRIBUIR COM OS FICHA SUJA, E AGORA VEM QUERER DAR LIÇÃO DE ÉTICA PARA A SOCIEDADE DE URUÇUÍ.

    agenor, Uruçuí-PI
  • 07/07/2010 às 23h15

    Dr. Cavalcante Neto, a sua análise é profundamente equivocada! Primeiramente, o nobre advogado diz que " o fato de estas pessoas estarem com seus nomes nessa 'ficha suja' não quer dizer que os mesmos não sejam inelegíveis..." Ledo engano! Eles são, sim, inelegíveis, de acordo com o que estabelece o o art. 1º, alinea "g" da Lei Complementar nº 64/90, como a nova redação dada pelo art 2º da Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), o qual diz que são inelegíveis: ?Art. 1o ................................................................................................................................... g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição; Portanto, repito: todos que constam na lista são inelegíveis, da data do transito em julgado da decisão até 08 anos subsequentes! É bom lembrar, nobre advogado, que o STF, julgando na última semana Recurso Especial impetrado pelo Senador Heráclito Fortes, concedeu efeito suspensivo ao mesmo, garantindo, liminarmente, o registro da candidatura do Senador. Esta foi a primera decisão do STF acerca de um processo envolvendo o "Lei do Ficha Limpa". Meu caro, ainda bem que você não é advogado de nenhum dos inelegíveis, pois, se asim o fosse, os mesmos estariam "mortos"!

    Vagner, Brasília-DF
  • 07/07/2010 às 19h02

    Caros internautas longe de mim tentar ensinar o que é DIREITO. Mas, vejamos, o fato de estas pessoas estarem com seus nomes nessa "ficha suja" não quer dizer que os mesmos são inelegiveis ou que desviaram dineiro público, acontece que, provalvemente, o TCE deve ter encontrado falhas em suas prestações de contas mas dai dizer que saõ inelegiveis é um grande passo. Para que se diga da inelegibilidade de qualquer cidadão é necessa´rio que o mesmo tenha sido condenado,em qualquer processo, por um colegiado,ou seja, condenado por vários juizes(ex. STJ, STF, TSE,TRE, estc).É imperioso que o mesmo tenha direito ao contraditório e a ampla defesa, portanto não vamos julgá-los por estarem numa lista. Nós cidadão uruçuienses e moradores do municipio devemos julgar os politicos é nas urnas e deixar para trás os que não têm como interesse o bem estar da coletividade e só udaremos isso votando com bastante critério e depois, também, cobrando a quem elegemos. Finalizando, não sou Advogado de defesa de nenhum da citada lista e quis apenas dar minha opinião de humilde Advogado.

    José cavalcante Neto, Uruçuí-PI
  • 07/07/2010 às 17h08

    O que é que dinheiro muito não faz com a pessoa, pode ser o mais correto do mundo é so entra na politica e se "DESVIA". PESSO A DEUS QUE EU ESTEJA ERRADO.

    Carlos Henrique de Melo, Ribeirão Preto-SP
  • 07/07/2010 às 15h52

    EU SABIA Q O CHICÃO ESTARIA NESSA LISTA rsrsrssrsr ei Kd a irmã dele a Deputada FANTASMA ANA PAULA ??? rsrssrsr E ELES AINDA QUEREM VOLTAR PRA POLÍTICA .... OW VÃO LIMPAR O GALINHEIRO D VCS PRIMEIRO , AÍ QUM SABE UM DIA ... NÉH ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Carla , Uruçuí-PI
  • 07/07/2010 às 14h48

    Futuramente o nome do Valdir vai estar também é só esperar pra ver. Está na hora de surgir novas lideranças que tenha compromisso e participação com o povo, este povo não aguenta mais. A PRÓXIMA NOVA LIDERANÇA QUE SE CANDIDATAR A PREFEITO SERÁ ELEITO, PORQUE ESTÁ SURGINDO UMA NOVA ESPERANÇA PARA OS URUÇUIENSE, PARA A NOSSA QUERIDA URUÇUÍ, QUE NÃO MERECE MAIS MAUS GESTORES.

    sérgio augusto , Teresina-PI
  • 07/07/2010 às 13h14

    Mais temmm iii ñ ée pouco ,ñ kkkk.Quero ée ver quem fica fora da lista...ñ tem um ki tenha responsabilidades...com o ki é da população...

    Elinélia , Sobradinho-DF
  • 07/07/2010 às 12h24

    ESPERO QUE A POPULAÇAO GRAVE BEM ESSES NOMES E NAO ACEITE MAS SER ENGANADO POR ESSAS PESSOAS

    MAURO CESAR, São Paulo-SP
  • 07/07/2010 às 10h01

    Eita, Uruçui pra ter gente desviando verbas, é por isso que nada aqui funciona corretamente. Vamos população de Uruçui acordar.

    Guia, Uruçuí-PI