Portal NOticias de Uruçui

Jardins de Manuella
Corrida para o governo do PI

Wellington aparece com 53%, Zé Filho 16% e Mão Santa 12%, revela Data AZ

Publicada em 21 de Julho de 2014 às 11h38


Pesquisa do Instituto Data AZ realizada em 22 municípios do Piauí, mas excluindo a capital, Teresina, mostra que se as eleições fossem hoje o candidato do PT ao Governo do Estado, Wellington Dias, teria 53,44% dos votos, na sondagem estimulada. O governador Zé Filho (PMDB), candidato à reeleição, teria 16,02%. Mão Santa (PSC) aparece em terceiro, com 12,86%.

» Siga-nos no Twitter
Os candidatos Daniel Solon (PSTU), Maklandel Aquino (PSOL) e Lourdes Melo (PCO) tiveram menos de 1% das intenções de voto. Neto Sambaíba (PPL) não foi mencionado. Eleitores indecisos somaram 9,92% e os que declararam não votar em nenhum dos postulantes ao Governo do Estado chegaram a 9,89%.

Na sondagem espontânea ? quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor ? Wellington Dias também lidera. Ele aparece com 32,28%, enquanto Zé Filho fica com 9,88% das intenções de voto.

Na pesquisa espontânea, o número de indecisos chega a quase metade dos eleitores: 49,25%. Quando o número de indecisos é somado aos 3,78% que dizem não votar em nenhum dos candidatos, chega-se a 53,03% do eleitorado consultado.

O candidato Mão Santa é citado na pesquisa espontânea por 4,44% dos eleitores e Daniel Solon por 0,08%.

Foram citados ainda os nomes de Silvio Mendes (0,12%), Wilson Martins (0,08%), Elmano Férrer e Hugo Napoleão (0,04%).

Também na pesquisa espontânea o candidato do PPL, Neto Sambaíba, não foi lembrado pelos eleitores.

Desta vez o Instituto Data AZ resolveu pesquisar por cidades, num universo de 2.410 pessoas entrevistadas nos municípios de Parnaíba, Luis Correia, Cocal, Piracuruca, Piripiri, Pedro II, Paulistana, Floriano, Oeiras, Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e São João do Piauí.

Lula rende votos

O apoio do ex-presidente Lula pode render votos aos candidatos a governador: 70% dos eleitores ouvidos dizem que votam em um candidato a poiado pelo petista, contra 20,66% que disseram não votar em um candidato apoiado por Lula e 9,09% que se mostraram indiferentes. Como o único candidato apoiado por Lula no Piauí é o correligionário dele, o senador Wellington Dias, somente o petista será beneficiado por essa vantagem competitiva.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Área de cobertura geográfica ? 22 cidades no Estado do Piauí, excluída a capital.

Municípios pesquisados: Parnaíba, Luís Correia, Cocal, Piracuruca, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Barras, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Valença, Picos, Paulistana, Floriano, Oeiras, Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e São João do Piauí.

Eleitorado dos municípios pesquisados ? 612.495 votantes (TSE, maio de 2014).

Número de entrevistas ? 2.410.

Data de realização ? 12 a 17 de julho de 2014.

Margem de erro ? 2,62% para mais ou para menos.

Registro no TSE ? BR-00221/2014

Registro no TRE ? PI-00071/2014

Realização: Data AZ

Contratante: Portal AZ


Fonte: Portal O Dia

Tags: pesquisa - Data AZ

Fonte: Portal O Dia  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante