Portal NOticias de Uruçui

Hibisco
Dr. Pessoa vem em segundo

Wellington Dias tem 43,98% e venceria no 1º turno, diz pesquisa

Publicada em 01 de Agosto de 2018 às 08h42


O pré-candidato do PT à reeleição para o Governo do Estado, Wellington Dias, permanece líder nas pesquisas de intenções de voto estimuladas, com 43,98%, seguido pelo pré-candidato do Solidariedade a governador, o deputado estadual Doutor Pessoa, com 8,97% das intenções de voto estimuladas; e do pré-candidato ao Governo, deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), com 6,24%.

» Siga-nos no Twitter
» Participe da comunidade no Orkut

Quando a pesquisa foi realizada, entre os dias 20 a 23 de julho, o senador Elmano Férrer, do Podemos, ainda mantinha sua candidatura ao Governo do Estado, da qual desistiu no dia 25 julho. Por isso, Elmano foi estimulado e aparece na pesquisa com 4,66% das intenções de voto. Esse resultado flagrado pela pesquisa do Instituto Amostragem garante a vitória de Wellington Dias no primeiro turno das eleições porque tem 43,98% das intenções de voto e os adversários somam 23,30% das intenções de voto estimuladas.

Para vencer no primeiro turno das eleições, o candidato precisa ter 50% mais um dos votos válidos, excluídos os votos nulos e em brancos. A pesquisa aponta que o pré-candidato do PSC ao Governo do Estado, Walter Alencar Rebelo, tem 1,06% das intenções de voto estimuladas; o précandidato do PSL ao Governo do Estado, Fábio Sérvio; e a pré-candidata da Rede a governadora, Irmã Graça, estão empatados com 0,70% das intenções de voto estimuladas. Em seguida, vem a candidata do PSOL ao Governo do

Estado, Maria Sueli Rodrigues, com 0,44% das intenções de voto estimuladas; o candidato do PSDC a governador, Romualdo Sena, com 0,35% das intenções de voto, e a pré-candidata do PSTU ao Governo, Luciane Santos, com 0,18% das intenções de voto.

A pesquisa revela que 19,09% do eleitorado piauiense ainda não sabe em quem votar para o Governo do Estado ou não quer opinar. Os eleitores que intencionam votar nulo ou branco são 13,63%.

Os dados são de resultado da pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, e realizada nos dias 20 a 23 de julho, com 1.137 eleitores, distribuídos em todas 15 microrregiões do Piauí, definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e em 47 municípios (IBGE) - Baixo Parnaíba Piauiense (Batalha, Esperantina, Barras, Piripiri); Litoral Piauiense (Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba); Teresina (Teresina, Demerval Lobão, Altos); Campo Maior (Alto Longá, Castelo do Piauí, Pedro II, Campo Maior); Médio Parnaíba Piauiense (Regeneração, São Pedro do Piauí e Água Branca); Valença do Piauí (Inhuma, Elesbão Veloso e Valença); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí, Bertolínia, Landri Sales e Colônia do Gurgueia); Floriano (Guadalupe, Itaueira e Floriano); Alto Médio Gurgueia (Monte Alegre do Piauí e Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Caracol, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e Anísio de Abreu); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Avelino Lopes e Corrente); Picos (Santa Cruz do Piauí, Ipiranga do Piauí, Oeiras e Picos); Pio IX (Monsenhor Hipólito e Pio IX), e Alto Médio Canindé (Patos do Piauí, Massapê do Piauí, Isaías Coelho, Paulistana, Simões, Jaicós e São João do Piauí).

A margem de erro da pesquisa do Instituto Amostragem é de 2,85% para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada com o número PI-02066/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 26 de julho de 2018.


Com informações do MeioNorte
Tags: Wellington Dias - pesquisa

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade