Portal NOticias de Uruçui

Hibisco
Vai tomar medidas desagradávei

Wellington Dias toma posse do 4º mandato de governo em evento prestigiado

Publicada em 01 de Janeiro de 2019 às 21h03


Foto: Lucas Barbosa/G1 Foto: Lucas Barbosa/G1

O governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), e a vice-governadora eleita Regina Sousa (PT), tomaram posse nesta terça-feira, primeiro dia do ano de 2019, na Assembleia Legislativa do Piauí. Em seu discurso na solenidade de posse, o governador destacou a necessidade de medidas para garantir o equilíbrio financeiro do estado.

As promessas de Wellington
A solenidade foi comandanda pelo presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB), que empossou governador e vice. Logo após, em discurso, Wellington disse que alguns compromissos serão prioridade, como atingir um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado alto, igual ou superior a 7. Para isso, ele afirmou que tomará medidas "desgradáveis" para obter equilíbrio na contas do governo.

?O equilíbrio financeiro e da previdência são os maiores desafios. Tomaremos medidas corajosas para controlar despesas, respeitando os direitos garantidos, medidas que podem não agradar, mas serão necessárias para garantir aquilo que será essência nesse governo: serviços e investimentos. Avançar é nosso maior compromisso. Vamos buscar alcançar um IDH alto, vocês vão me ouvir reafirmar este compromisso muitas vezes?, disse ele.

le falou ainda sobre buscar o apoio do governo federal para garantir o crescimento do estado.

"Sei da responsabilidade de liderar um quarto mandato e vamos buscar integração com o governo federal, buscar o presidente Jair Bolsonaro [PSL], o Congresso Federal, trabalharemos integrados com os municípios e reafirmo o otimismo para o Piauí. Se de um lado há desafios grandes, acredito no Brasil e no esforço de líderes brasileiros para acelerar o crescimento econômico, as oportunidades e fazer o país retomar sua historia?, declarou Dias.

Na Alepi, a primeira-dama e deputada federal Rejane Dias (PT) esteve ao lado do governador. Estiveram presentes ainda os senadores eleitos Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB).

A posse aconteceu em duas solenidades, iniciando na Alepi e em seguida com a cerimônia de recondução ao cargo no Palácio de Karnak. Na chegada à sede do governo, Wellington Dias fez a revista das tropas militares.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura; o vereador de Teresina, Luís André (PSL) representando a Câmara de Teresina; os deputados estaduais Margarete Coelho (PP) e Themístocles Filho MDB), representando a Alepi; os deputados federais Fábio Abreu (PR) e Rejane Dias (PT); os senadores Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro (MDB); a vice-governadora Regina Sousa e o governador Wellington Dias.

Após recebimento da faixa de governo, entregue por crianças de comunidades de Teresina, os presentes assistiram à execução dos hinos do Brasil e do Piauí. O governador foi então reconduzido oficialmente ao cargo e Regina assumiu a vice-governadoria.

Wellington realizou então a nomeação interina de Merlong Solano (PT) para a secretaria de governo e de outros nomes para cargos do alto escalão. Os novos secretários continuam como interinos até a posse definitiva dos novos secretários. A ex vice-governadora Margarete Coelho, primeira mulher no cargo, foi homenageada pelo período em que integrou governo.

Regina Sousa, em seu discurso, lembrou de quando plantou feijão e milho no interior do Piauí e destacou políticas públicas para a defesa dos direitos das pessoas de baixa renda. Para ela, o mandato será ?o mandato da vida? de Wellington e deu conselhos ao governador.

?Não planejei ser vice, mas aqui estou eu. Temos quatro anos para perseguir alguns objetivos que é combater o trabalho escravo, o trabalho infantil, a homofobia, a misoginia. Para buscar o desenvolvimento sustentável e a garantia dos direitos humanos?. Ela completou, se dirigindo ao governador: ?Você terá que aprender a dizer não, a deixar alguns insatisfeitos, a fazer mais com menos, a ousar e ter coragem?.


Com informações do G1-PI


» Siga-nos no Twitter
Tags: Wellington Dias - 4º mandato

Fonte: Da redação  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade
Publicidade Cerrados Restaurante
Publicidade
Publicidade
Publicidade